Caracterização da Água
Materiais Presentes na Água
Processos Básicos de Tratamento
Processos Complementares de Tratamento
Preservação da Qualidade da Água
Efeito dos Biofilmes
Conclusão

 

 

Recentemente foi realizado um evento, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), focando o conceito de “blue beauty”, ou seja, fazer cosméticos sem agredir o meio ambiente, os corais, os mananciais, as águas do rio e dos lençóis freáticos. Esse novo conceito veio para ficar.

As indústrias químicas já seguiam esse conceito de respeito ao meio ambiente, porém, agora, em relação aos cosméticos não basta trazer bem-estar, saúde e beleza, mas também tem de ser amigo do meio ambiente. E, dentro desse conceito, um dos itens fundamentais é, sem dúvida, a água.

Aproximadamente dois terços da superfície da Terra estão cobertos de água. Em razão da abundância de água em nosso planeta, muitos de nós a consideram um elemento barato e inesgotável. Contudo, do total de água disponível na Terra, apenas uma pequena parte é adequada ao nosso consumo: 0,7% de água doce, que está em rios, lagos e lençóis freáticos. O restante da água não é próprio para o consumo humano, pois 97% de toda a água disponível no planeta são água salgada e ficam nos oceanos, e 2,3% é congelada e está nos polos. Do total de água doce, 70% são utilizados na agricultura; 22% na indústria; e apenas 8% nas cidades, para o consumo humano.