Classificação dos Filtros Solares  
Formulação de um Filtro Solar 
Teste de um Filtro Solar  
Rotulagem de um Filtro Solar  
Registro de um Filtro Solar  
Conclusão  



Digamos que você tenha um produto com FPS e queira exportá-lo. Nesse caso, bastaria embarcar o produto, certo? Errado! Como a maioria dos formuladores já sabe, ao contrário de outros cosméticos e produtos de cuidado pessoal, os produtos cosméticos com proteção solar enfrentam enormes desafios para que as marcas possam ser comercializadas internacionalmente. Este artigo mostra uma= visão panorâmica dos principais atributos relativos aos produtos com proteção solar nos quais diferem os requisitos regulatórios entre os diversos mercados.
 

Classificação dos Filtros Solares
 

Produtos cosméticos com função de proteção solar recebem diferentes classificações regulatórias em cada país. Nos Estados Unidos, os filtros solares são classificados como medicamentos de venda livre de receita médica (OTC, sigla para Over The Counter). No Canadá, cuja regulação é muito semelhante à dos Estados Unidos, esses produtos são classificados em dois níveis: como produtos naturais para a saúde ou como medicamentos, dependendo dos ingredientes ativos que componham o filtro solar.   

nota.png

Porém, na União Europeia, no Mercosul, no Oriente Médio e em alguns mercados asiáticos, os filtros solares são classificados como cosméticos. Na Coreia do Sul, na China e em outros mercados asiáticos, os filtros solares são considerados cosméticos de função especial, com tratamento regulatório semelhante aos dos produtos OTC. Na Austrália, os filtros solares são classificados como produtos terapêuticos, a menos que, em função de sua formulação, sejam classificados de outra forma.

No Mercosul e em outros países da América do Sul, os requisitos regulatórios são muito semelhantes aos aplicados na União Europeia. No Brasil, os protetores solares são considerados cosméticos de grau de risco 2 para a saúde. Por essa razão, esses produtos precisam provar sua segurança e sua eficácia para obter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), previamente à sua comercialização.

Dessa forma, as exigências para formular, testar, rotular e registrar filtros solares podem variar muito.