Papel Biológico da Fitoesfingosina na Acne
publicado em 01/06/2001
Betty Santonnat
Cosmoform, BV, Madelft, Holanda
Neste artigo a autora demonstra as propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória da fitoesfingosina no tratamento cosmético da acne.
In this article the author shows the phytosphingosine antimicrobial and antiinflamatory properties on the cosmetic treatment of acne.
Em ese artículo la autora demonstra las propriedades antimicrobiana y antiinflamatoria de la fitoesfingosina em el tratamento cosmetico de la acne.
Controle da Acne
Fitoesfingosina versus Acne
Avaliação Clínica
Estudos Adicionais
Conclusões
A acne é uma disfunção complexa e multifatorial. Desenvolve-se no folículo pilossebáceo, manifesta-se principalmente na puberdade (Figura 1).
A de-hidrotestosterona (DHT) estimula as células epiteliais ductais (especialmente as células epidérmicas da parte superior do ducto sebáceo). Esta alteração das células epiteliais ductais se manifesta pela proliferação aumentada (2-3 vezes superior) e por sua incapacidade de descamação já que o cemento está modificado e os estratos de células córneas se encontram excessivamente coesos. Quando isto ocorre, o folículo aberto passa a ser um comedão (fechado) de cabeça branca, pouco visível. Simultaneamente, a DHT estimula as glândulas sebáceas e provoca sua hipertrofia e hiperplasia.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Parra JL, Pons J. Ciência Cosmética - Bases Fisiológicas y Critérios Prácticos
2 Knowlton J, Pearce S. Handbook of Cosmetic Science and Technology.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.