Preservantes  | Realçadores do Preservante   

Emulsificantes  |Oxidação dos Óleos Naturais   | Antioxidantes 

 Modificadores de Viscosidade e Estabilidade   | Incorporação de Ativos   

Composição de Produtos Eliminados por Enxágue  

O Apelo “Orgânico”  

Sumário

 

Para seguir claramente as etapas que o químico formulador precisa vencer ao trabalhar com produtos com ingredientes naturais, que neste artigo são referidos simplesmente como “naturais”, temos como ponto de partida a proposta contida na solicitação de marketing da empresa. Por onde o químico formulador deve começar quando recebe uma solicitação de marketing para desenvolver um produto que possa ter no rótulo um apelo de “natural”? O primeiro passo é identificar a organização certificadora ou o órgão do governo local em que a formulação será comercializada, para determinar qual é a definição de “natural” que deve ser obedecida. Tendo em vista que não temos uma definição global, harmonizada, sobre o que pode ser considerado ingrediente natural, essa definição deve ser destacada e entendida nas etapas iniciais do desenvolvimento, para suavizar o caminho e para que se chegue a uma formulação inteligente.

Para tentar ilustrar o caminho para vencer os desafios de formular produtos naturais, este artigo optou por concentrar-se em atender às duas principais organizações que regem o mercado norte-americano – a Whole Foods Market (WFM) e a Natural Product Association (NPA). Embora essas duas organizações sejam o foco principal do artigo, os leitores devem ter em mente que, nos Estados Unidos, qualquer produto a ser vendido precisa, primeiramente, obedecer aos regulamentos da U.S. Food & Drugs Administration (FDA) e passar em todos os testes exigidos por esse órgão, de segurança e regulatórios. Dito isso, é preciso que um especialista em assuntos regulatórios e um toxicologista estejam envolvidos no processo, para dar apoio aos