1ª etapa: Análise do benchmarking
2ª etapa: Pesquisa preliminar
3ª etapa: Análise das regulamentações vigentes
4ª etapa: Definição da embalagem
5ª etapa: Custo da formulação
6ª etapa: Desenvolvimento das formulações (fase bancada)
7ª etapa: Pacote analítico e estudos de segurança e eficácia
8ª etapa: Produção do lote-piloto (transferência de tecnologia)
9ª etapa: Dossiê de registro
10ª etapa: Lote de lançamento (transferência de tecnologia)

 

 

Vamos começar pelo começo. Mas, afinal, o que marca o início do desenvolvimento de um novo produto cosmético ou dermocosmético? O briefing!

O briefing é um documento que firma a ideação que será convertida em produto. Ele é o mapa que descreve o que o P&D deve entregar ao cliente. É um orientador para a execução do projeto e deve conter informações essenciais que assegurem maior assertividade e sucesso.

É no briefing que estão os primeiros desafios do P&D: estabelecer boa comunicação entre a área solicitante e as áreas de interface. Quando as equipes do P&D não fazem parte da construção do briefing, a chance de o projeto ser um desastre pode ser grande. Não sei exatamente por que é comum a elaboração desse documento ser liderada pelas equipes de marketing ou de novos negócios, muitas vezes sem o envolvimento das demais áreas. Apesar de haver um compêndio grande de informações estratégicas, há pouca conexão entre as áreas de interface, resultando em baixo entendimento do projeto.