Higiene Intima
publicado em 19/10/2021
Erica Franquilino - Jornalista
A importância do autoconhecimento
A região íntima feminina abriga um ecossistema delicado, que pode se tornar mais ou menos saudável em função de hábitos diários, alimentação, estilo de vida, alterações hormonais e outros fatores. Cosméticos voltados a essa área têm como proposta ajudar na manutenção das defesas naturais, aliviando desconfortos. Inovações no mercado internacional diversificam o segmento, com marcas focadas na “v-zone” e produtos para as diferentes fases da vida da mulher.
A Euromonitor International divide o segmento de produtos para higiene íntima (que integra o grupo beauty and personal care) em duas subcategorias: intimate washes e intimate wipes. Dados da empresa referentes ao Brasil mostram que as vendas do varejo ao consumidor final na subcategoria intimate washes recuaram 17% no período de 2015 a 2020 (de R$ 387,7 milhões para R$ 321,6 milhões).
A previsão é que o mercado de intimate washes chegue a aproximadamente R$ 300 milhões em 2025. As empresas com maior participação na categoria higiene íntima como um todo em 2020 foram: Sanofi (33,3%), Natura & Co (29,9%) e Kimberly-Clark Corp (7,7%).
A Dermacyd, marca da Sanofi, lançou recentemente o Sabonete Líquido Íntimo Pro Bio Femina Floral, que promete sensação de frescor e proteção por até 24 horas. O produto é formulado com o ingrediente prebiótico Bioecolia, que atua em conjunto com a tecnologia pH Equilibrium para limpar sem agredir a flora da região, diminuindo o risco de alergias e irritações.
Em março deste ano, a Cia da Natureza apresentou um sabonete íntimo com água micelar. O produto auxilia no equilíbrio do pH vaginal, podendo ser utilizado em peles sensíveis. “A água micelar funciona como uma molécula inteligente composta por água purificada, hidratantes com glicerina e surfactantes, cuja função é atrair e sugar as sujeiras da pele para dentro da sua célula”, menciona a marca. Em setembro, a Cia da Natureza lançou o Sabonete Íntimo Hello Kitty, formulado com ácido lático, água micelar e Aloe vera, para meninas a partir dos 13 anos.
A Nuaá chegou ao mercado em agosto de 2020. A marca vegana foi criada por três mulheres: a ginecologista Ana Luiza Faria e as empreendedoras Fabiane Giralt e Juliana Antunes. “A Nuaá é pioneira no segmento de skincare íntimo no Brasil, que são os cuidados com a saúde da vulva”, ressalta Juliana Antunes.
A marca destaca a importância do bem-estar íntimo e que não existe “mulher plena” quando a sensação é de desconforto. “Com DNA 100% brasileiro, a Nuaá preza pelo uso de ingredientes naturais e alia sustentabilidade, natureza e biotecnologia. A linha inteira é livre de parabenos, silicones e sulfatos, fragrâncias e corantes industrializados, tudo pensando na vitalidade da região íntima”, afirma.
O portfólio da Nuaá tem produtos para três momentos: uso diário, período menstrual e menopausa.
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