Avaliação Microbiológica por Semeadura em Profundidade
publicado em 01/12/2001
Mitsuko Taba Ohara
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, São Paulo SP, Brasil
Proposta solução para visualização de colônias nos testes de determinação de microrganismos viáveis pela contagem de contagem em placas por semeadura em profundidade (pour-plate), em amostras de cosméticos com opacidade ou partículas.
The author proposes a method to visualize the cologne assays to determine the viable microorganisms by the counting on the place technique after the deep inocularion (pour-plard), related opaque of containing particles cormetic samples.
Es propuesta solución para visualizar colonias en los testes de determinación de microorganismos viables por la técnica de contar en placas por sembradura em profundidad (pour-plare), en muestras de cosméticos con apacidad o con partículas.
Técnica de Contagem
Número de Microrganismos Viáveis
A avaliação da qualidade microbiológica de cosméticos consiste na determinação da carga microbiana viável e na comprovação da ausência de determinados microrganismos específicos, considerados de risco para o usuário.
Os métodos analíticos para a determinação do numero de microrganismos viáveis utilizados são a contagem em placas, tanto em superfície como em profundidade, a filtração através de membrana e o de tubos múltiplos ou número mais provável (NMP). Todos estes métodos aplicam-se a análise de qualquer cosmético, com exceção da filtração que exige que amostra seja solúvel. Entretanto, a técnica contagem em placas, utilizando semeadura em profundidade (técnica de pour-plate] é a mais utilizada, sempre que possível, tanto pela precisão como pela facilidade de execução do teste.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Ohara MT & Saito T. Aplicação do cloreto do trifeniltetrazólio no t,easte de limite microbiano em medicamentos e cosméticos. Técnica de “pour-plate". Rev. Farm. Bioquím Univ. São Paulo 29(2):73-80, 1993.
2. Ohara MT & Saito T. Application of triphenyltetrazolium chloride in microbial limit test of pharmaceuticals and cosmetics. J. AOAC Int78(6): 1525-1529, 1995.
3. Ohara MT & Saito T. Application of triphenyltetrazolium chloride in microbial limit test of pharmacouticals and cosmetics. Multiple-tube method for yeasts detection. Boll. Chim. Farmaceutico, 136(1): 17-21, 1997.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.