Aumento da Resistência Mecânica dos Cabelos
publicado em 01/10/2002
John Woodruff
Lower Parkstone, Poole, Inglaterra
Este artigo descreve a estrutura dos cabelos e resultados de experimentos sobre a tensão de cabelos tratados com betaína. o autor postula uma possível teoria para o aumento da resistência mecânica dos cabelos.
This article describes hair structure and the results of tensile testing experiments on hair that had been treated with betaine. It postulates a possible theory for the improvement in hair strength.
Este artículo describe la estructura de los cabellos y los resultados experimentales sobre la tensión de cabellos tratados con betaina. El autor postula una teoría posible para el incremento de la resistência mecánica de los cabellos.
Melhora da Resistência dos Cabelos
Resultados do Estudo
Discussão
Os cabelos são notavelmente fortes. Um fio de cabelo caucasiano pode suportar de 50 a 100 g antes de romper; esse valor equivale a 12 kg/mm2. Cabelos orientais saudáveis são ainda mais fortes, embora todos os tipos fiquem enfraquecidos por processamento químico e abrasão física.
A resistência mecânica dos cabelos deve-se à sua estrutura de cadeias helicoidais de polipeptídios de queratina orientados em sentido paralelo ao eixo longitudinal do fio de cabelo. A estrutura helicoidal é estabilizada por ligação com hidrogênio, ligações cruzadas com cistina, interações coulômbicas e hidrófobas.1
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Zviak C; The science of hair care. Marcel Dekker, New York, 1980
2. Hair strengthening evaluation, Darby, Reino Unido, Hazel Pool Associates, 2001
3. Rigano L. Benefits of trimethylglycine (betaine) in personal care formulations. Cosmet Toil 115(12) :47-54, 2000
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.