Desenvolvimento de Produtos Cosméticos
publicado em 01/10/2002
Patrícia M.B.G. Maia Campos
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, Ribeirão Preto SP, Brasil
No desenvolvimento de produtos cosméticos, o pesquisador deve observar rigorosamente determinadas etapas para obter um produto de qualidade. Neste artigo a autora descreve essas etapas e os cuidados exigidos em cada uma delas.
During the cosmetic product development, the researcher must observe many steps to reach products of quality.
En el desarrollo de productos cosméticos, el pesquisidor debe observar rigurosamente determinadas etapas para obtener un producto de calidad. En ese articulo la autora describe esas etapas y los cuidados exigidos en cada una de ellas.
Desenvolvimento na Indústria Cosmética
Exemplo de Perfil do Produto ("Brief")
Viabilidade e Execução do Projeto
Testes Finais
Qualidade
Conclusão
A busca constante da manutenção de uma aparência jovem e saudável tem favorecido cada vez mais o crescimento da indústria cosmética, pois ao lado de uma vida equilibrada e com bons hábitos alimentares e cotidianos, os cosméticos têm participado como grande aliado para prevenir, retardar e até mesmo tratar o envelhecimento cutâneo precoce ou o fotoenvelhecimento.
O envelhecimento da pele está ligado a fatores internos (genéticos) e fatores externos (ambientais: radiação UV solar; hábitos: fumo, má alimentação). A produção de radicais livres, que ocorre durante a exposição solar sem proteção, em decorrência de fumo e maus hábitos, tem sido considerada o principal fator externo que poderia causar o envelhecimento; pois, os radicais livres alteram o mecanismo e a velocidade do envelhecimento cutâneo normal, trazendo, como consequência, o envelhecimento precoce, que leva ao ressecamento, alteração do padrão de pigmentação e do relevo cutâneo.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Maia Campos PMBG, Silva GM. Estratégias de Formulação - Shampoos.Cosm & Toil (Ed Port) 12(3):44-50,2000
2. Pope. Stability tests in cosmetics, Drug and Cosmetic Industry (11):54-114, 1980
3. Gaspar LR, Gonçalves GMS, Pereira LHTR, Maia Campos PMBG. Aplicação e padronização de metodologias não invasivas para a avaliação de eficácia, Cosm & Toil (Ed Port) 13(5):68-73, 2001
4. Harry RG. Cosmetologia de Harry, Diaz de Santos, Barcelona, 1989
5. IFSCC Monographs on Cosmetics Science, 1999
6. Sites na Internet:
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária: www.anvisa.gov.br
- Associação Brasileira de Cosmetologia: www.abc-cosmetologia.org.br
- FDA: www.fda.gov
- PROBE: www.probe.br
- Web of Science: http://webofscience.fapesp.br
- Medline: www.healthgate.com/medline/adv-medline. shtml
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.