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Clássicas e engajadas

 

O uso de tecnologias sustentáveis e a relação entre cheiros e emoções são cada vez mais relevantes no universo das fragrâncias e perfumes. Para além do apelo de sedução, novidades apresentam releituras de sucessos e celebram o empoderamento feminino, a diversidade e a autenticidade. Especialistas destacam tendências como a conexão com a natureza, as notas “indulgentes” e os produtos sem gênero – ao gosto do consumidor.

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O Brasil é o segundo maior mercado consumidor do mundo em fragrâncias, segundo dados da Euromonitor International divulgados pela Abihpec. “Em consumo por habitante, o Brasil é também o segundo mercado do mundo, com US$ 32,45. Está próximo ao consumo na França (US$ 38,80) e supera a Alemanha (US$ 32,25) e os Estados Unidos (US$ 25,50)”, diz o consultor Olivier Fabre, autor da coluna Fragrâncias da revista Cosmetics & Toiletries Brasil.

 

De acordo com a Euromonitor International, as vendas do varejo ao consumidor final na categoria passaram de aproximadamente R$ 19,136 bilhões em 2015 para R$ 27,970 bilhões em 2020. A previsão é que esse mercado chegue a cerca de R$ 32,430 bilhões em 2025.

 

Em 2020, mesmo ante os efeitos econômicos gerados pela pandemia de covid-19, o segmento de perfumaria obteve um crescimento de 8,4% (vendas ex-factory de janeiro a dezembro, comparadas com o mesmo período do ano anterior), de acordo com a Abihpec. No primeiro semestre de 2021, o avanço foi de 13,3% ante o primeiro semestre do ano passado. O setor como um todo cresceu 4% em vendas ex-factory no período.

 

Fabre ressalta o apreço dos brasileiros pelas fragrâncias. Em algumas regiões, como no Nordeste, esse apego “beira a paixão”. “A importância do perfume é grande no Brasil inteiro, bem maior do que em outros países ou regiões do mundo”, afirma. O especialista também menciona o aspecto cultural.

 

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Antes da chegada dos colonizadores, indígenas atribuíam às fragrâncias uma dimensão mística e terapêutica. “Os escravos africanos também tinham uma relação intensa com perfumes e cheiros. Na cerimônia da lavagem da escadaria da Igreja do Bonfim, em Salvador, usa-se água perfumada para lavar os pecados. Essa tradição, dentre outras, mostra que a relação dos brasileiros com as fragrâncias vai além do produto da moda, da sedução e do consumo”, diz.

 

Um dos desafios do mercado de fragrâncias no Brasil é manter sua posição e continuar a crescer. “Manter a posição não parece difícil. No que diz respeito a continuar crescendo, a crise provocada pela covid-19 está dando algumas indicações. Um dos efeitos foi a impossibilidade de viajar para o exterior. Como resultado, o mercado nacional cresceu a despeito de importações, e hoje a proporção de fragrâncias importadas é de apenas 10% do total do mercado”, comenta.