Considerações sobre Pele Seca
publicado em 01/04/2003
Mariana G. Beny
Médica, São Paulo SP, Brasil
Neste artigo a autora explica a etiologia das várias condições de pele seca e indica os possíveis tratamentos com o uso de cosméticos.
In this article the author explains the etiology of the many dry skin conditions and indicates the possible treatments using cosmetic products.
En ese artículo la autora enseña la etiologia de las varias condiciones de piel seca y indica los posibles tratamientos con el uso de productos cosméticos.
Hidratação da Pele
Renovação Constante
Complicações da Pele Seca
Os Tratamentos Cosméticos
Conclusão
A pele normal e fisiologicamente saudável exerce importante função de barreira, que garante as relações entre o meio interno e o externo.
Ao longo do tempo, devido a fatores diversos, a pele pode se apresentar ressequida, com tendência a descamação fina e fissuras nas zonas mais expostas, que são as características principais da pele seca. Pele seca é uma queixa importante para muitas pessoas, predominantemente naquelas de idade avançada.1
A estrutura da pele saudável tem a função de evitar o surgimento de fenômenos que caracterizam a pele seca, para garantir a proteção contra a perda de água e bloquear a entrada de compostos irritantes que rompem a função de barreira da pele.
A condição de pele seca pode ser suficientemente grave para alterar a vida das pessoas. Mesmo em formas menos graves, entretanto, não deixa de ser uma fonte de preocupação.
A Cosmetologia pode contribuir para minorar as causas da pele seca.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Beny MG. Fisiologia da Pele, Cosmet & Toil (Ed em Port) 12(2):44- 50, 2000
2. Gatti JC, Cardama JE. Manual de Dermatologia. EI Atheneu, Buenos Aires, 1989
3. Green B. Dry Skin. Skin Inc 15(2):74-82, 2003
4. Novick NK. Super Skin. Potter Inc, New York, 1998
5. Prista LN, Bahia MFG, Vilar E. Dermofarmácia e Cosmética - vol I, ANF, Lisboa, 1992
6. Pugliese PT. Physiology ofthe Skin, Allured, Carol Stream, 1996
7. Quiroga MI, Guillot CF. Cosmética Dermatológica Practica. EI Atheneu, Buenos Aires, 1987
8. Vigliolia PA, Rubin J. Cosmiatria III,Americana de Publicaciones, Buenos Aires, 1989
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.