Vitiligo   

Tratamentos para Vitiligo  

Opções Cirúrgicas 

 Política Nacional de Terapias  

Análise Crítica  

Considerações Finais  

Referências

 

O vitiligo é uma doença de pele que causa despigmentação do tecido epitelial, caracterizada pelo surgimento de manchas brancas em diversas regiões do corpo. Isso se dá pela perda localizada de pigmentação da pele, devido à diminuição ou ausência dos melanócitos. Os melanócitos são células localizadas na epiderme e responsáveis pela melanina, que é o pigmento que fornece a cor da pele, e o comprometimento dessas células resulta na despigmentação. Ainda não se sabe a causa dessa doença cutânea; alguns autores a associam com histórico familiar hereditário, transtornos emocionais e psicológicos, estresse e fatores genéticos. Mas não existe comprovação científica para a causa exata da doença, e sobre a cura, até o momento, existem somente especulações e achados. O que se tem de concreto sobre essa enfermidade ainda é muito pouco, uma vez que não existe algo que elucide satisfatoriamente a(s) causa(s) existente(s) de seu desencadeamento. Vários tratamentos são disponibilizados aos portadores de vitiligo e a seleção desses procedimentos depende do quadro clínico de cada paciente. Estão disponibilizados tratamentos à base de corticoides e de outros fármacos de uso tópico (aplicados na região afetada); fototerapia e laser; tratamento cirúrgico realizado por meio de enxertos epidérmicos e transplantes de células epidérmicas; tratamentos à base de extração de plantas e de placenta humana; e, ainda, alguns tratamentos que são empregados como off label (quando a indicação principal não é o tratamento do vitiligo). Como os tratamentos são específicos e diferenciados em relação à técnica empregada e à fundamentação de cada técnica, o objetivo deste artigo de revisão é abordar que tratamentos estão disponíveis e suas particularidades.

O levantamento bibliográfico realizado pelos autores foi do tipo retrospectivo e descritivo. Foi realizado por meio de busca em literatura científica disponível em base de dados (PubMed- NCBI, Bulário eletrônico da Anvisa, SciELO – Scientific Electronic Library Online) e os termos de busca utilizados foram: vitiligo, fototerapia, despigmentação, imunomoduladores, melanina, melanócitos.

 

Vitiligo

Vitiligo é uma doença caracterizada por manchas brancas na pele e causada pela destruição do sistema autoimune do corpo humano com ataque aos melanócitos.

Pode ser desencadeado por estresse psicológico, o que pôde ser evidenciado por meio de estudo que aplicou questionário a 1.541 pessoas portadoras de vitiligo.1