1a30.jpgForça está com elas
 

Lançamentos

 

Matérias-primas

 

As mais utilizadas

 

 

 

 

Força está com elas

Vitaminas são associadas à manutenção da saúde e ao fortalecimento de nossas defesas naturais, atributos supervalorizados na atualidade. Na indústria cosmética, elas são potentes aliadas na286.jpg elaboração de produtos antienvelhecimento, conferem funcionalidade a itens de maquiagem e a protetores solares e melhoram a performance de diversos outros produtos para pele, cabelo e unhas.

“Várias vitaminas e seus derivados são de especial interesse dos formuladores cosméticos. Essas vitaminas são funcionais e podem penetrar na pele. O pantenol e a vitamina E penetram também no cabelo e nas unhas, sendo consideradas seguras e livres de efeitos colaterais quando usadas em concentrações adequadas”, apontou a professora Patrícia Maia Campos em artigo publicado na Cosmetics & Toiletries Brasil, em outubro de 2006.

Vitaminas são compostos orgânicos fundamentais para que aconteçam reações metabólicas específicas no organismo. Elas podem agir como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas vitais à saúde humana. A deficiência de vitaminas acarreta diversos problemas, como alterações na pele, anemia, retardo no crescimento e problemas neurológicos.

Uma alimentação balanceada, que ofereça ao corpo todos os tipos de nutrientes que ele precisa, é essencial para mantê-lo ativo e saudável. Dentre as principais funções das vitaminas estão: promover o funcionamento adequado dos músculos; favorecer o crescimento da pele, do cabelo e das unhas; garantir o bom desempenho dos sistemas nervoso e imunológico; prevenir doenças, principalmente a anemia; e proporcionar o crescimento adequado.

As vitaminas regulam o organismo por meio dos sistemas enzimáticos e são divididas em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis. Elas são classificadas com base na solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e capacidade de armazenamento nos tecidos.

As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis. Elas têm papéis fisiológicos específicos e são quase totalmente absorvidas por outros lipídios. Essas vitaminas são levadas ao fígado pela linfa (líquido originado do sangue, composto de proteínas e lipídios, que circula nos vasos linfáticos), como parte de microproteínas, e armazenadas em vários tecidos, em quantidades variadas. Vitaminas lipossolúveis são mais estáveis e resistentes aos efeitos da oxidação, calor, luz, acidez e alcalinidade, em relação às hidrossolúveis.

Dentre outras características, a vitamina A está relacionada à visão e à manutenção dos tecidos epiteliais e do sistema imunológico. A vitamina D é importante para garantir a absorção e a utilização do cálcio e do fósforo. A deficiência dessa vitamina pode levar a doenças como a osteoporose.

Com ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, a vitamina E melhora o sistema imunológico, a saúde da pele e dos cabelos e previne doenças neurológicas e cardiovasculares, dentre outros benefícios. A vitamina K tem papel importante na coagulação sanguínea, evitando hemorragias, e aumenta a fixação do cálcio na massa óssea.

No grupo das hidrossolúveis, estão as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B8, B12 e C. Elas são componentes de sistemas de enzimas essenciais e normalmente não são armazenadas no organismo em quantidades desejáveis, sendo excretadas facilmente pela urina.

As vitaminas do complexo B ajudam no funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório e imunológico e auxiliam na produção de células sanguíneas. A vitamina C estimula a ação do sistema imunológico contra gripes e outras infecções, além de favorecer a formação de dentes e ossos.

Todas as vitaminas estão presentes nos alimentos, porém em pequenas doses na comparação com macronutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras. A suplementação diária desses nutrientes pode ser adotada para complementar a dieta, conforme a orientação de um nutricionista.

 

Lançamentos

453.jpg

No mercado cosmético, são muitas as opções de produtos enriquecidos com vitaminas, sobretudo na categoria antienvelhecimento. Lançamento da Clinique, o Sérum Anti-idade Noturno Smart Retinol tem formulação enriquecida com retinol (a forma pura da vitamina A), que penetra na pele e ajuda a acelerar o processo de renovação celular, além de promover hidratação profunda durante a noite.

O sérum é livre de óleo e indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. A promessa é de pele mais radiante a partir da primeira utilização, poros minimizados em uma semana e, com o uso contínuo, linhas e rugas visivelmente reduzidas e pele “retexturizada”.

641.jpgA composição do produto traz um mix rejuvenescedor com vitaminas A e C, acetil hexapeptídeo-8 e niacinamida, aliado a um composto que combina ácido hialurônico, manteiga de semente de manga, extrato de trigo e cevada, óleo de semente de café, esqualano e vitamina E.

Em outubro deste ano, a Natura relançou a linha Manga Rosa e Água de Coco e apresentou a Água Prebiótica Manga Rosa e Água de Coco, novidade que equilibra e acalma a pele após a exposição solar. Com fragrância que combina o toque frutal da manga rosa com a leveza da água de coco, os produtos convidam os consumidores a sentir “todas as sensações do verão”. Além da Água Prebiótica, a linha ganhou o Sabonete Líquido em Gel e o Desodorante Antitranspirante Roll-on.

O Desodorante Antitranspirante Invisível em Creme Manga Rosa e Água de Coco Tododia é formulado com vitamina B5, que nutre e hidrata a pele. O produto oferece proteção por até 48 horas, sem deixar manchas em roupas claras e escuras.

Lançada pela primeira vez no ano passado como edição limitada, a Máscara de Cílios Love Lash Fanorama agora integra o portfólio regular da Mary Kay. A composição traz o Mary Kay Panthenol-Pro Complex e vitamina E, que hidratam, fortalecem e condicionam os cílios. A máscara é resistente à água, com efeito de longa duração.

A marca destaca como diferencial o aplicador, que tem três zonas de aplicação para um resultado impactante: a forma arredondada penteia os cílios, a ampulheta funciona como um reservatório para aplicar mais produto, e a ponta de leque levanta os fios. Essa combinação foi pensada para alcançar todos os cílios, até os mais difíceis.

O Amilia Repair, novidade da TheraSkin, foi desenvolvido com a tecnologia BioCalm, que combina seis ingredientes ativos para equilibrar a microbiota de peles sensíveis, irritadas e sensibilizadas. A composição traz alfa glucan, pantenol, niacinamida, vitamina E, duplo ácido hialurônico e bisabolol. A loção multirreparadora ameniza os sinais de vermelhidão, coceira e sensação de calor, além de melhorar a aparência geral da pele, proporcionando mais viço e maciez.

732.jpgA coleção Pantene Pro-V Miracles é voltada à recuperação de cabelos danificados e traz o “poder de Pantene Pro-vitamina B5”. A linha oferece três produtos (para hidratação, nutrição e reparação), com textura cremosa e fragrância “irresistível”, para uma experiência multissensorial – como em um spa. A proposta é devolver o brilho “ao seu cabelo e ao seu ânimo”, diz a Pantene.

As máscaras podem ser usadas como cremes para pentear, para um condicionamento rápido, ou como um tratamento intenso. As composições trazem as combinações: óleo de coco, mel e glicerina; óleo de amêndoas, óleo de jojoba e óleo de macadâmia; e óleo de rícino, óleo de argan e proteínas. “Pantene Pro-vitamina B5 é a única marca de cuidados capilares reconhecida pela autoridade líder mundial em vitaminas, o Swiss Vitamin Institute (SVI)”, ressalta a marca.

545.jpg

A Adcos lançou uma nova tonalidade de protetor solar em stick para pele negra, o Stick FPS 80 Pecan, elaborado e desenvolvido exclusivamente para a pele brasileira. A nova tonalidade foi elaborada em parceria com a dermatologista Ketleen Conceição, referência em pele negra.

Indicado para todos os tipos de pele, o Stick FPS 80 oferece máxima cobertura, muita resistência à água, alta proteção contra a luz visível, ação antioxidante, cobertura imediata de imperfeições e ação clareadora. A formulação inclui ácido hialurônico, que potencializa a ação antirrugas, reduz linhas de expressão e hidrata profundamente – garantindo tolerância para peles sensíveis –, vitamina E e cera de candelila, para reforçar a barreira cutânea.

A Tresemmé, marca da Unilever, ampliou o portfólio de sua linha de produtos profissionais, com destaque para as máscaras e o sérum multivitaminas. A linha apresenta duas criações e reformulações em três produtos, “pensando na mulher que cuida dos cabelos em casa, sem abrir mão da qualidade profissional”.

A Máscara de Tratamento Pro-Hidratação Ativa é indicada para a hidratação de cabelos ressecados. O produto – que substitui a máscara Hidratação Profunda – é formulado com a tecnologia Hydra-Resistance, composta por silicones que formam uma película protetora no fio e retêm a hidratação. A composição traz biotina (vitamina B7) e pantenol (pró vitamina B5).

O Sérum Multivitaminas é um tratamento pré-lavagem para prevenção e reparação de danos diários, desenvolvido com um complexo multivitamínico formado por biotina, vitamina E e pantenol, além da tecnologia Nutri-Lipídeos. O sérum condiciona e hidrata a fibra capilar, deixando os fios macios e sem frizz.

A Tresemmé ressalta que o produto é uma inovação em seu portfólio e na categoria: “é a primeira marca de massa a lançar um sérum pré-lavagem e em formato pump, para uso fora do banho”. O sérum deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes da lavagem do cabelo.

A Wella Professionals lançou a linha Invigo Sun, com produtos criados para proteger os fios dos efeitos nocivos do trio sol, mar e areia. Desenvolvida com a tecnologia Sun-Blend, a linha é composta por shampoo, condicionador e spray de proteção UV. Os produtos podem ser usados antes, durante e depois da exposição ao sol. Os três itens são formulados com vitamina E e pró-vitamina B5.

 

 

Matérias-primas

Em formulações cosméticas, é essencial o conhecimento a respeito das propriedades químicas e físicas das vitaminas que serão utilizadas, bem como a escolha de veículos adequados para a1131.jpg estabilidade dessas substâncias.

831.jpg

A DSM é a empresa com o portfólio mais amplo de vitaminas para aplicação cosmética e foi a primeira a estudar os benefícios da aplicação de vitaminas em formulações de uso tópico. “Conhecemos muito bem os mecanismos de funcionamento das vitaminas, as diferenças entre elas e as melhores formas de utilizá-las”, afirma Luís Julian, gerente de desenvolvimento de negócios LATAM.

“Algumas vitaminas apresentam limitações técnicas que podem dificultar o seu uso. Temos em nosso portfólio algumas soluções que permitem a estabilização e uma aplicação mais confortável ao consumidor”, destaca. Ele menciona como exemplo a vitamina C.

“Na forma de ácido ascórbico, a vitamina C se oxida muito rapidamente em formulações com água. Portanto, é necessário usar um outro derivado da vitamina C, como o Stay-C 50 (Sodium Ascorbyl Phosphate), que é totalmente estável na formulação e na aplicação, sendo convertido a ácido ascórbico dentro da pele após a ação de enzimas fosfatases, que temos na epiderme e na derme”, diz.

Luís explica que, em formulações sem água, pode-se usar o ácido ascórbico, mas ele não se solubiliza. “Neste caso, é fundamental que o tamanho do cristal seja o menor possível, para que não agrida a pele durante a aplicação”, menciona. O Ascorbic Acid Ultra Fine Powder garante uma aplicação sem sensação de incômodo na pele.

Ele ainda cita a Niacinamide PC (Niacinamide), vitamina B3 com baixíssimo teor residual de ácido nicotínico. “Ao contrário do que muitos consumidores pensam, a niacinamida não irrita a pele. A irritação é causada pelo ácido nicotínico. Alguns graus de niacinamidas encontradas no mercado apresentam um teor residual de ácido nicotínico elevado, e isso causa irritação e desconforto. A Niacinamide PC da DSM garante a aplicação sem inconvenientes, trazendo todos os benefícios da vitamina B3 para a pele dos consumidores”, completa.

A Niacinamide PC está na composição do Vinopure Skin, da francesa Caudalie. O produto é um fluido refrescante que oferece hidratação de longa duração com efeito matificante e que ajuda a atenuar cravos e espinhas.

O Sedal Collagen + Vitamin C Shampoo, comercializado na Argentina, traz o Stay-C 50 na formulação. O produto integra uma linha cocriada com a influencer brasileira Niina Secrets.

1027.jpg“O uso de vitaminas em produtos para personal care está cada vez mais em alta, pois o consumidor já associou as vantagens da ingestão de complexos vitamínicos com as vantagens de utilizar cosméticos vitaminados”, afirma Ana Carolina Albertini, gerente técnica da Sarfam.

Ela menciona os ativos: Et-VC – derivado da vitamina C, altamente estável e hidrossolúvel. O Et-VC tem como diferencial o baixo peso molecular, proporcionando maior absorção e em menos tempo. “Ele oferece mais de 10 benefícios para skin care, com ampla indicação de uso: de produtos noturnos a fotoprotetores. Além dos benefícios de proteção, o Et-VC tem patente sobre a síntese de colágeno, sendo um excelente iluminador da pele e um excelente anti-aging, sem qualquer contraindicação”, diz.

Spherulite R10 – é a sugestão da Sarfam para a utilização da vitamina A. A tecnologia de encapsulamento da vitamina A permite a estabilidade do ativo, com liberação prolongada, além de proporcionar melhor absorção na pele. Spherulite R10 tem testes clínicos que comprovam sua eficácia na diminuição de rugas na área dos olhos e o preenchimento de rugas nasolabiais, além da melhora na textura e na uniformização do tom da pele.

Mokaté Oil – óleo 100% vegetal, sustentável, com alto teor de vitamina E em sua composição e uma cadeia lipídica rica e totalmente funcional. “Quando comparado a outros óleos tradicionais no mercado, Mokaté Oil apresenta melhor composição. Ele contém até 70% de ácido linoleico e é excepcionalmente rico em vitamina E natural, conhecida por sua poderosa propriedade antioxidante. Essa composição natural é ideal para promover as células de regeneração, proporcionando melhora na função de barreira e reparo da pele, além do brilho capilar”, completa.

 

AS MAIS UTILIZADAS

1230.jpg

 

• Vitamina A (retinol)
Vitamina lipossolúvel que se apresenta de duas formas: o retinol (presente apenas em alimentos de origem natural) e a própria vitamina A, conhecida como caroteno (existente em alimentos de origem animal e vegetal). Alimentos como pimentão, cenoura, tomate, espinafre, alface, gema de ovo, leite e laticínios e óleo de fígado de peixe são fontes naturais de vitamina A.

As propriedades cosméticas são: remoção de manchas, renovação celular, redução do ressecamento da pele e aceleração do crescimento dos cabelos. A vitamina A oxida-se rapidamente quando exposta ao ar. Ela é fotossensível, termolábil, incompatível com oxidases e peroxidases e pode sofrer reações de isomerização na presença de luz, formando isômeros com diferentes propriedades biológicas. Sua estabilidade e absorção pela pele são influenciadas pelo tipo de base empregada como veículo.


• Vitamina E (tocoferol)

Foi descoberta em 1922 por Herbert Evans, professor de Bioquímica da Universidade da Califórnia. Ele demonstrou a necessidade dessa vitamina nos processos normais de reprodução em ratas, advindo daí o nome tocoferol (do grego tocos = parto + phercin = levar adiante + ol = pela natureza alcoólica da substância).

Algumas das fontes naturais da vitamina lipossolúvel são: óleo de gérmen de trigo, óleo de soja, semente de girassol, óleo de semente de algodão, óleo de milho, amêndoa, óleo de açafrão, azeite de oliva, amendoim, batata-inglesa, ovos e folhas verdes.

Em produtos cosméticos, a substância atua como antioxidante natural, retardando o processo de envelhecimento e mantendo a integridade das membranas celulares. Ela reduz a perda transepidérmica de água, oferece proteção contra a radiação UV e diminui o aparecimento de linhas finas e rugas, sobretudo em associação com as vitaminas A e C.

Traços de metais podem acelerar a decomposição da forma não esterificada da vitamina E, o que sugere a necessidade de agentes quelantes em emulsões e/ou de soluções alcoólicas contendo a substância.

Álcalis, ácidos e peróxidos podem destruí-la. Muitas funções da vitamina E só podem ser observadas depois de um período de 16 a 24 horas, uma vez que a penetração e a metabolização dependem da concentração e do método de aplicação.


• Vitamina C (ácido ascórbico)

A maioria dos animais sintetiza sua própria vitamina C. Em seres humanos, ela não pode ser sintetizada em razão da incapacidade de produção da enzima necessária para esse processo. Obtemos a vitamina C por meio da alimentação. Ela tem papel fundamental na formação do colágeno e ajuda o organismo a absorver o ferro.

São fontes naturais de vitamina C as frutas cítricas, verduras (em forma de folhas), tomate, couve-flor, batata, pimenta e amoras. Em cosméticos, ela neutraliza radicais livres, estimula a síntese de colágeno, melhora a elasticidade da pele, previne a hiperpigmentação e ajuda na proteção contra os danos causados pela radiação UV e na aceleração do “turn over” celular.

A vitamina hidrossolúvel é uma das mais requisitadas em produtos tópicos para o cuidado da pele. O uso de cosméticos com vitamina C permite que a pele alcance níveis desse nutriente que não seriam obtidos com a ingestão diária de alimentos ou de suplementos. Contudo, o ácido ascórbico é altamente instável. Para compensar essa característica, são utilizados compostos derivados, como fosfatos, ascorbatos e palmitatos.


• Vitamina B5 (ácido pantotênico, d-pantenol)

Ela é hidrossolúvel e produzida naturalmente pelo organismo humano. O pantenol é uma forma ativa e biologicamente estável do ácido pantotênico e está presente em toda matéria viva, como componente da coenzima A. Quando aplicado topicamente, penetra na pele e se converte em ácido pantotênico. Esse ácido contribui para a formação das células epiteliais e para o desenvolvimento do sistema nervoso central.

Carne bovina, grãos integrais, gérmen de trigo, farelos, verduras, levedo de cerveja, nozes e frango são fontes de vitamina B5. Essa vitamina tem como propriedades cosméticas os efeitos hidratante, cicatrizante e de estímulo à reparação dos tecidos. Quando aplicada nos cabelos, forma um filme que ajuda na retenção da umidade natural do fio.

A forma precursora do ácido pantotênico, chamada de pró-vitamina B5, é a mais usada em cosméticos, pois apresenta maior estabilidade que o ácido pantotênico e é mais facilmente incorporada.
Fonte: Cosmetics & Toiletries Brasil, edição setembro-outubro de 2009.

Matéria publicada na revista Edição Temática Digital - Dezembro de 2021 - Nº 69 - Ano 16