Levando Ingredientes Ativos para a Pele
Iontoforese
Influência da Fonte de Energia
Influência do Agente Ativo
Influência da Formulação
Exemplos de Iontoforese Cosmética
Aparelhos de Iontoforese
Conclusão

 

 

Levar as moléculas de ingredientes ativos até o local onde se deseja que estas atuem é indispensável para que se obtenha um efeito biológico, e é por isso que a maior penetração de agentes ativos de cosméticos pode ser considerada a panaceia da cosmetologia moderna. A iontoforese é um procedimento praticamente indolor que se utiliza de corrente elétrica de baixa intensidade para transportar compostos hidrossolúveis e ionizados para o interior da pele intacta e dos tecidos subjacentes.

Este artigo serve de introdução à iontoforese e analisa suas possíveis aplicações na Cosmetologia. Também descreve avanços recentes que tornam essa técnica acessível aos consumidores, em seus lares.

 

Levando Ingredientes Ativos para a Pele

A pele é um órgão de múltiplas camadas. As três principais são: a epiderme, a derme e a hipoderme. A derme contém tecido conectivo, vasos sanguíneos, ocasionais glóbulos brancos, terminações nervosas, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas. O tecido conectivo é formado por fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno e fibras elásticas). A epiderme não possui vasos sanguíneos, mas tem terminações nervosas e fibras musculares.