Metodologia
Óleos Vegetais em Produtos Cosméticos
Babaçu
Macaúba
Caracterizações do Babaçu e da Macaúba
Conclusões

 

 

Não é possível datar com precisão a primeira vez que foram utilizados produtos cosméticos pela humanidade. Preparações de ingredientes naturais têm sido tradicionalmente usadas há séculos, com propósitos de cuidados e/ou beleza. Há relatos de que os egípcios utilizavam óleos e cremes para se protegerem dos ventos quentes e secos do deserto, incorporando aos óleos e cremes ingredientes à base de milho, manjerona, camomila, lavanda, lírio, gergelim, oliva, entre outros. Os costumes egípcios acabaram sendo exportados para a Grécia e para Roma. Inclusive a origem da palavra cosmética é grega e vem de kosmétos (Koσμ “τóσ) que significa “adorno ou ornamento”.1

Nos últimos anos, o interesse de pesquisadores pelo desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de cosméticos naturais tem se intensificado. Uma das justificativas desse crescente interesse são as preocupações dos consumidores acerca dos ingredientes sintéticos e das substâncias químicas presentes em formulações de produtos, pois muitos deles buscam alternativas que incorporem os mesmos parâmetros éticos dos seus estilos de vida: saúde, sustentabilidade e beleza livre de crueldade em animais (sem testes em animais). A demanda por produtos cosméticos à base de ingredientes naturais está em constante crescimento, levando os pesquisadores a buscar novos compostos que possam atender às exigências do público-alvo. Algumas vantagens dos cosméticos naturais em relação aos produtos sintéticos são: matéria-prima mais pura; diminuição de efeitos colaterais, resíduos ambientalmente favoráveis e eficácia não testada em animais.2-5

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o quarto colocado no mercado mundial em consumo. Nesse ranking, o Brasil está após os Estados Unidos, a China e o Japão sendo este um indicativo da importância da atuação nacional no setor de HPPC e do potencial poder de consumo desses produtos pelos brasileiros.