O tempo não para...

A pele é nosso “escudo” contra as agressões externas e fatores ambientais aos quais estamos expostos ao longo da vida. Ela reflete, de forma implacável, os efeitos da passagem do tempo. Confira informações sobre a fisiologia, os cuidados adequados a cada tipo de pele e as etapas que compõem seu processo de envelhecimento.
idade2.jpg
Maior órgão do corpo humano, a pele determina o limite deste com o meio externo. A pele corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como regulação térmica, defesa do organismo, controle do fluxo sanguíneo e proteção do organismo contra diversos agentes do meio ambiente. Por meio da pele sentimos calor, frio, pressão, dor e tato. Ela protege o corpo da perda excessiva de água, de atritos e dos raios UV. É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.
É a camada mais superficial da pele e protege o corpo das agressões externas. A espessura da epiderme varia de 0,07 mm a 0,12 mm na maior parte do corpo, podendo chegar a 0,8 mm na palma da mão e a 1,4 mm na planta do pé.
A epiderme é constituída por células epiteliais (queratinócitos), cuja disposição é semelhante à de uma parede de tijolos. As células epiteliais são produzidas na camada mais