Terceirização de Cosméticos
publicado em 20/06/2023
Erica Franquilino
Jornalista
Com papel estratégico nos negócios,
a terceirização de cosméticos segue em
trajetória de expansão, garantindo agilidade,
qualidade e competitividade às empresas
Dentre outras vantagens, a terceirização permite ampliar o mix de produtos, sem a necessidade de aumentar a capacidade produtiva. O horizonte é favorável para esse mercado, que ganha tração com a ascensão de novas marcas nativas digitais, criadas por influenciadores e celebridades, e a crescente adesão dos consumidores às marcas próprias. Essas movimentações sinalizam oportunidades para terceiristas de todos os portes.
Para Antonio Celso da Silva, diretor industrial da Payot, o mercado de terceirização de cosméticos está em franco crescimento, com marcas fechando suas fábricas e transferindo a produção para terceiros. O objetivo dessas empresas é
focar nas áreas de vendas e marketing, reduzindo custos fixos. “Grandes marcas não constroem fábricas, elas buscam terceiristas para atender seu crescimento. Há ainda as influenciadoras lançando suas marcas e buscando terceiristas”, comenta.
Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Nielsen, existem cerca de 10,5 milhões de influenciadores no Brasil. O estudo considerou canais e perfis com mais de mil seguidores no YouTube, no TikTok e no Instagram. Os influenciadores com mais de 10 mil seguidores somam 500 mil pessoas.
Nos últimos anos, terceiristas passaram a apostar na flexibilização de seus processos, para produzir quantidades menores. O movimento se alinha à transformação do mercado de influenciadores de beleza, que avançou da divulgação de conteúdos comerciais à criação de marcas. GE Beauty, Negra Rosa, Vic Beauté, Boca Rosa Beauty, Niina Secrets e Mari Maria Makeup são alguns exemplos das muitas marcas criadas por influenciadores.
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