Medição do Brilho dos Cabelos
publicado em 13/04/2020
Brilho é a capacidade da luz de ser refletida por superfícies. Para os consumidores, o brilho percebido é uma indicação de cabelos saudáveis. Para o pessoal do marketing, o brilho é a “prova” de que o produto é benéfico para os cabelos. Mas a grande pergunta é: Como podemos medir o brilho para dar suporte a essas afirmações?
Shine constitute the ability for light to reflect off of surfaces. For consumers, perceived shine is indicative of healthy hair. For marketers, it is the gateway to hair product benefits claims. But how can shine be measured to support those claims?
El brillo constituye la capacidad para que la luz se refleje en las superfi cies. Para los consumidores, el brillo percibido es indicativo de un cabello sano. Para las personas del marketing, es la puerta de entrada a los beneficios de productos para el cabello. Pero, ¿cómo se puede medir el brillo para apoyar esas afirmaciones?
Além do brilho, há poucos atributos mais intrinsicamente ligados à percepção dos consumidores sobrecabelos saudáveis. Cabelos saudáveis têm aparência lustrosa e vibrante; cabelos danificados são, tipicamente, opacos e sem vida. Essas percepções levam o pessoal de marketing a elaborar mensagens e apelos de comunicação do produto visando atribuir ao produto essa desejável propriedade – o quê, subsequentemente, gera a necessidade de usar uma técnica adequada para a medição do brilho. Porém, do ponto de vista técnico, esse ainda é um tema um tanto quanto nebuloso e discutível, ainda não resolvido claramente, o que ocorre com outros métodos de avaliação. Essa situação não é causada pela falta de atenção à literatura científica, uma vez que existe um número relevante de artigos sobre esse assunto. Tentamos quantificar tecnicamente o brilho, ao mesmo tempo que examinamos a relevância dos resultados, segundo a percepção dos c
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