Objetivo

Metodologia

Resultados e Discussão

Considerações Finais

 

 

A condição e a aparência da pele são fundamentais para a saúde e o bem-estar do indivíduo. Quando a pele é saudável, ela protege o corpo de bactérias e vírus, regula a temperatura e tem uma aparência lisa, suave, bem hidratada e com coloração homogênea. Há muitos fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a saúde da pele e influem no seu aspecto e em sua percepção, desencadeando oleosidade, acne, comedão, hiperpigmentação, rugas, flacidez, desidratação e o desequilíbrio geral da saúde. Diante do que foi exposto, será que a maioria das pessoas tem uma pele saudável?

A preocupação relacionada aos cuidados com a pele está aumentando cada vez mais e, proporcionalmente a isso, serviços de teleconsulta estão sendo desenvolvidos sob demanda.

O consultório virtual é um ambiente de serviço tecnológico de informação e comunicação capaz de conectar o profissional ao paciente. A promoção da saúde facial em ambiente virtual necessita de uma avaliação sistêmica com a finalidade de se obterem informações clínicas importantes sobre o paciente. Primeiramente, informações quanto à autoavaliação são de suma importância, levando em consideração as queixas e a autopercepção do estado de saúde da pele. Em seguida, é feita a análise dos fatores internos e externos, como a alimentação, é levantado o histórico de doenças crônicas e são realizados exames laboratoriais.

Em uma avaliação facial sistêmica também são incluídos os registros dos efeitos adversos de procedimentos estéticos e do uso contínuo de medicamentos e cosméticos, os dados de acompanhamento de profissionais da saúde (médico, dentista e esteticista) e por qual meios se dá o acesso do paciente aos produtos cosméticos. O registro da avaliação facial sistêmica em ambiente virtual é concluído com a análise da fotodocumentação. A teleconsulta inclui a entrega de uma prescrição cosmética personalizada, racional, flexível e adaptativa com acompanhamento.