Rastreamento Ocular e Percepção do Consumidor   

Materiais e Métodos   

Resultados   

Discussão     

Conclusão   

 

A tendência selfie continua crescendo em todo o mundo e não distingue sexo, idade ou nacionalidade. Esse fenômeno é explicado pela proliferação dos celulares com câmeras, cada vez com melhor resolução,1 e pela possibilidade de difundir imagens nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Linkedln etc., em que a informação é compartilhada em tempo real. Há, inclusive, apps disponíveis com softwares avançados, capazes de promover o reconhecimento facial.2 Por essa razão, o tema das selfies extremas também é uma realidade em tendência e, infelizmente, tem-se a informação de que pessoas morreram em acidentes na tentativa de obter melhores fotos.3

A cultura selfie já faz parte de nossas vidas diárias, quando estamos com amigos, em família, no trabalho, em congressos científicos e nos locais mais incomuns, e tentamos nos apresentar da melhor forma possível antes de tirar uma selfie. E é precisamente nesse ponto que os formuladores de cosméticos se desafiam a desenvolver formulações com propriedades soft focus de alto desempenho e a obter delas a selfie perfeita. Este artigo explora o rastreamento ocular (eye tracking) como um meio de testar a reação de panelistas durante o desenvolvimento de produtos, para melhorar a formulação de cosméticos soft