Nova Metodologia para Avaliar o Efeito Soft Focus
publicado em 13/04/2020
John Jiménez, Mauricio Guzmán Alonso
Belcorp, Tocancipá, Colômbia
Em cosméticos, soft focus se refere ao desfoque da luz para corrigir rapidamente a aparência de rugas e imperfeições da pele. Esse parâmetro pode ser afetado pelo índice de refração dos emolientes utilizados, bem como pela volatilidade das fórmulas e pela dispersão dos agentes de preenchimento e cobertura. O uso de rastreamento ocular, descrito aqui, pode ajudar o formulador a selecionar rapidamente as formulações de melhor desempenho.
In cosmetics, soft focus refers to the blurring of the light to immediately correct the appearance of wrinkles and skin imperfections. This parameter can be affected by the refractive index of the emollients used, as well as formula volatility and the dispersion of fi llers. The use of eye tracking, described here, can help the formulator quickly select the best-performing formulas.
En cosméticos, el enfoque suave se refi ere al desenfoque de la luz para corregir rápidamente la apariencia de arrugas e imperfecciones de la piel. Este parámetro puede ser afectado por el índice de refracción de los emolientes utilizados, así como por la volatilidad de las fórmulas y por la dispersión de los agentes de llenado y cobertura. El uso de seguimiento ocular, descrito aquí, puede ayudar al formulador a selecionar rápidamente las formulaciones de mejor rendimiento.
Rastreamento Ocular e Percepção do Consumidor
A tendência selfie continua crescendo em todo o mundo e não distingue sexo, idade ou nacionalidade. Esse fenômeno é explicado pela proliferação dos celulares com câmeras, cada vez com melhor resolução,1 e pela possibilidade de difundir imagens nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Linkedln etc., em que a informação é compartilhada em tempo real. Há, inclusive, apps disponíveis com softwares avançados, capazes de promover o reconhecimento facial.2 Por essa razão, o tema das selfies extremas também é uma realidade em tendência e, infelizmente, tem-se a informação de que pessoas morreram em acidentes na tentativa de obter melhores fotos.3
A cultura selfie já faz parte de nossas vidas diárias, quando estamos com amigos, em família, no trabalho, em congressos científicos e nos locais mais incomuns, e tentamos nos apresentar da melhor forma possível antes de tirar uma selfie. E é precisamente nesse ponto que os formuladores de cosméticos se desafiam a desenvolver formulações com propriedades soft focus de alto desempenho e a obter delas a selfie perfeita. Este artigo explora o rastreamento ocular (eye tracking) como um meio de testar a reação de panelistas durante o desenvolvimento de produtos, para melhorar a formulação de cosméticos soft
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. El País. Selfies com más calidad. Disponível em: http://cincodias.com/cincodias/2017/01/07/smartphones/1483783464_718568.html. Acesso em: 2/2/2017
2. S Wuat. Wear Realisitic Virtual Makeup with Mwitu’s Makeupplus x Lisa Eldridge. Disponível em: www.teenvogue.com/story/lisa-eldridge-gigi-dadid-makeup-meitu-makeupplus-app. Acesso em: 2/2/2017
3. T Phippen. Death by selfie: 127 people died from “killfies”. Disponível em: http://dailycaller.com/2016/11/21/death-by-selfi e-127-people-died-from-killfi es. Acesso em: 2/2/2017
4. W Eisfeld, D Prinz, B Schröder, J Schmidt, R Stürmer. Investigation of consumers’ hair shine perception by eye tracking technology in combination with assessment of physiological body reaction. IFSCC Magazine 178(3):3-9, 2015
5. M Niedziela, M Carbone, T Bill. Applied neuroscience to understand cosmetic consumers. Cosm & Toil 130(7):50-62, 2015
6. IFSCC. 29º Congresso da IFSCC, Orlando, FL, 2016. Disponível em: https://ifscc2016.com/events/offi cialprogram. Acesso em: 3/2/2017
7. M Guzmán, J Jimenez, V Casallas. Applying neuroscience to generating new applications in hair care products. Eurocos Magazine 24: 10-14, 2016
8. K Wiggers. Tobii announces an array of new eye-tracking initiatives for 2017. Disponível em: www.digitaltrends.com/mobile/tobii-eye-tracking-2017. Acesso em: 3/2/2017
9. J Jiménez, J Pérez, A Sánchez. New methodology to improve the development of soft focus effect in skin care formulations, SOFW Journal 140(11):40-44, 2014
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.