Fake News e Pseudociências em Apelos de Marketing
publicado em 01/05/2024
C Nedel Kirsten, V Hana Müller Mottin
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo RS, Brasil
O objetivo deste trabalho foi avaliar a relevância científica dos apelos comerciais de produtos capilares disponíveis no mercado.
The aim of this study was to assess the scientific relevance of commercial appeals for hair products available in the market.
El objetivo de este trabajo fue evaluar la relevancia científica de los atractivos comerciales de los productos para el cuidado del cabello disponibles en el mercado.
Avaliação dos Apelos Comerciais
A pele é o maior órgão do corpo humano, além de ser o revestimento do organismo para protegê-lo do meio exterior. Suas principais funções abrangem desde a proteção contra agentes externos até a recepção sensorial. Esse órgão é composto de duas camadas principais, a epiderme e a derme, e de um tecido subcutâneo mais profundo, a hipoderme. Há, ainda, os anexos cutâneos, estruturas associadas com a pele, localizados entre a primeira e segunda camada: unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas e os pelos.1-3
Os cabelos estão ligados diretamente com a percepção de saúde, autoconfiança e fatores psicológicos. Essa estrutura é dividida em duas partes principais: a raiz (ou folículo piloso) e a fibra capilar (ou haste). O folículo piloso é a parte interna, responsável pela produção das fibras capilares e da coloração dos fios. A haste é a parte externa e segue um padrão cíclico de amadurecimento, passando pelas fases de crescimento e desenvolvimento até o desprendimento do fio. A parte principal da fibra capilar é o córtex, composto de células queratinizadas que são responsáveis pela definição da cor natural e pela textura dos fios.2,4-6
As transformações da sociedade têm impacto no mercado brasileiro de cosméticos e produtos capilares, como a busca por produtos sustentáveis, naturais e personalizados.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do mundo em cuidados com o cabelo.7,8
Como se sabe, os produtos capilares são destinados aos cuidados dos fios e do couro cabeludo. As diferenças entre os cosméticos são seus mecanismos de ação, seus ativos e seus focos em diferentes tipos de cabelo. Tudo isso está diretamente relacionado com a formulação dos produtos. Como se pode presumir, os principais tipos de produto presentes no mercado são shampoos, condicionadores, máscaras capilares e cosméticos finalizadores e fixadores.9,10
Com um cenário de consumo cada vez mais competitivo, o marketing digital se tornou um aliado das empresas de qual quer setor. As mídias sociais revolucionaram as formas de consumo e disseminação de informações, porém nem todas as notícias são verídicas e cientificamente embasadas; muitas delas são imprecisas e enganosas. Há uma ligação entre as fake news e a pseudociência para disseminar, de forma ilimitada, inverdades que se fazem passar por informações reais.11,12
Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relevância científica dos apelos comerciais de produtos capilares disponíveis no mercado. Para isso, será analisada a lista de ingredientes, informações e apelos contidos nos rótulos de produtos capilares. Serão feitas, também, a verificação de informações disponíveis on-line sobre os produtos selecionados e, por fim, uma avaliação da relevância científica dos resultados obtidos.
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