Metodologia

Resultados e Discussão

Tônico capilar

Máscara Capilar

Leave-in

Shampoo

Condicionador

Óleo capilar

Avaliação dos Apelos Comerciais

Conclusão

 

 

A pele é o maior órgão do corpo humano, além de ser o revestimento do organismo para protegê-lo do meio exterior. Suas principais funções abrangem desde a proteção contra agentes externos até a recepção sensorial. Esse órgão é composto de duas camadas principais, a epiderme e a derme, e de um tecido subcutâneo mais profundo, a hipoderme. Há, ainda, os anexos cutâneos, estruturas associadas com a pele, localizados entre a primeira e segunda camada: unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas e os pelos.1-3

Os cabelos estão ligados diretamente com a percepção de saúde, autoconfiança e fatores psicológicos. Essa estrutura é dividida em duas partes principais: a raiz (ou folículo piloso) e a fibra capilar (ou haste). O folículo piloso é a parte interna, responsável pela produção das fibras capilares e da coloração dos fios. A haste é a parte externa e segue um padrão cíclico de amadurecimento, passando pelas fases de crescimento e desenvolvimento até o desprendimento do fio. A parte principal da fibra capilar é o córtex, composto de células queratinizadas que são responsáveis pela definição da cor natural e pela textura dos fios.2,4-6

As transformações da sociedade têm impacto no mercado brasileiro de cosméticos e produtos capilares, como a busca por produtos sustentáveis, naturais e personalizados.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do mundo em cuidados com o cabelo.7,8

Como se sabe, os produtos capilares são destinados aos cuidados dos fios e do couro cabeludo. As diferenças entre os cosméticos são seus mecanismos de ação, seus ativos e seus focos em diferentes tipos de cabelo. Tudo isso está diretamente relacionado com a formulação dos produtos. Como se pode presumir, os principais tipos de produto presentes no mercado são shampoos, condicionadores, máscaras capilares e cosméticos finalizadores e fixadores.9,10

Com um cenário de consumo cada vez mais competitivo, o marketing digital se tornou um aliado das empresas de qual quer setor. As mídias sociais revolucionaram as formas de consumo e disseminação de informações, porém nem todas as notícias são verídicas e cientificamente embasadas; muitas delas são imprecisas e enganosas. Há uma ligação entre as fake news e a pseudociência para disseminar, de forma ilimitada, inverdades que se fazem passar por informações reais.11,12

Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relevância científica dos apelos comerciais de produtos capilares disponíveis no mercado. Para isso, será analisada a lista de ingredientes, informações e apelos contidos nos rótulos de produtos capilares. Serão feitas, também, a verificação de informações disponíveis on-line sobre os produtos selecionados e, por fim, uma avaliação da relevância científica dos resultados obtidos.