Metodologia

Resultados

Discussão

Conclusão

 

 

O mercado de beleza está em constante crescimento e, segundo Weber (2020), foi valorizado a US$ 380,2 bilhões em 2019, com projeções de alcançar US$ 463,5 bilhões até 2027, com taxa de crescimento anual de 5,3% entre 2021 e 2027. O mercado cosmético do Brasil é considerado o quarto maior do mundo, crescendo, em média, 10% ao ano.1

Em 2020, o grupo Natura anunciou a compra da Avon Products, tornando-se a quarta maior empresa de cosméticos do mundo, vindo depois somente da Procter & Gamble, da Unilever e da L’Oreal.2

O mercado de beleza é extremamente amplo, incluindo serviços e produtos. Já o mercado de cosméticos é aquele que produz e distribui produtos cosméticos, como maquiagem, shampoo, sabonete e produtos de skincare. O mercado de cosméticos é considerado um pequeno segmento da indústria de beleza.3

O crescimento do mercado de beleza brasileiro se deve, em grande parte, ao grande valor dado à beleza pelos brasileiros, que dedicam muito tempo a atividades relacionadas à aparência, como banho, depilação e cuidado com os cabelos. Esse tempo é de, em média, 5 horas e meia por semana.

A evolução do mercado de beleza brasileiro tem levado à constante inovação, e cada vez mais marcas nacionais estão entrando no comércio de cosméticos, o que torna esses produtos cada vez mais acessíveis, devido aos seus preços menores e à maior quantidade de informação.