Inteligência Artificial em cosméticos
publicado em 14/11/2024
Erica Franquilino
Jornalista
Inteligência Artificial em cosméticos
Inteligência Artificial em cosméticos
A inteligência artificial está revolucionando processos e apontando novos caminhos na indústria, na educação, na medicina e em diversas outras áreas da atuação humana. Apesar da aura de entidade – sobre a qual falamos o tempo todo, mas sem uma compreensão mais aprofundada –, a IA está presente em nosso dia a dia há anos, facilitando tarefas e tornando a vida mais simples. Dentre os muitos exemplos, estão os assistentes de voz e os streamings de música e vídeo, que, quanto mais usamos, melhor somos atendidos em nossas preferências.
Assim como em outros setores, no mercado cosmético a IA é aplicada em pesquisa e desenvolvimento de novos ingredientes A e produtos, em análises de tendências de mercado e na compreensão de hábitos de consumo. Ela também está na criação de soluções que elevam a personalização a outro patamar e em ferramentas para experimentação virtual de maquiagens, dentre outras possibilidades.
Autor da coluna Boas Práticas na revista Cosmetics & Toiletries Brasil, Carlos Alberto Trevisan destaca, na edição maio/junho de 2024, a aplicação da IA em áreas como as de controle de qualidade, amostragem, análise de risco, controle de não conformidades, treinamento e aperfeiçoamento de pessoal e qualificação de fornecedores.
“Devemos considerar que a inteligência artificial provoca automaticamente uma alteração no conceito da qualidade da mão de obra envolvida com a área da Qualidade. Muitos podem argumentar que, com o uso da IA, estão ocorrendo cada vez mais dispensas de trabalhadores, mas não é isso que tem acontecido. Na maioria das organizações que se prepararam para a introdução da IA nas atividades da área da Qualidade, ocorreu a melhoria do nível de formação dos colaboradores”, apontou Trevisan.
A expressão “inteligência artificial” diz respeito a um conjunto de tecnologias de diferentes áreas que permite aos computadores reproduzir competências humanas. Tais habilidades abrangem a capacidade de entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados, fazer recomendações e aprender com experiências. A IA funciona avaliando grandes volumes de dados e identificando padrões, por meio de uma combinação de abordagens, como machine learning, reconhecimento de voz e deep learning.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.