Skincare
publicado em 09/10/2024
Erica Franquilino
Jornalista
Tecnológicos, inclusivos e sustentáveis
Multifuncionalidade e cuidado da pele sensível
Tecnológicos, inclusivos e sustentáveis
Linhas para o tratamento da acne, hidratantes, cosméticos antienvelhecimento, produtos para limpeza facial, séruns, esfoliantes e máscaras faciais fazem parte do arsenal de novidades disponíveis no mercado. Ante um universo de possibilidades em skincare, soluções práticas e plurais ganham cada vez mais espaço, como as linhas masculinas, as rotinas descomplicadas e divertidas para a geração Z e os cosméticos elaborados para a pele de pessoas trans. Skincare é democrático e para todos.
A Dermage investe no conceito de skincare regenerativo com o lançamento do Exocare PDRN, sérum que combina PDRN e exossomos, para oferecer um tratamento profundo e rejuvenescedor. O sérum atua na regeneração celular, estimulando a produção de colágeno e elastina, além de promover uma hidratação intensa e duradoura.
PDRN é a sigla para Polidesoxirribonucleotídeo, um composto derivado do DNA de salmão utilizado em tratamentos estéticos para rejuvenescer a pele. Exossomos são estruturas capazes de carregar proteínas, lipídios e material genético entre as células.
A tecnologia envolvida na produção do composto PDRN acelera o processo regenerativo, enquanto os exossomos potencializam a reparação celular, “resultando em uma pele visivelmente mais jovem e saudável”, ressalta a marca. Além do PDRN e dos exossomas, a formulação traz niacinamida, que suaviza e uniformiza o tom da pele, e Centella asiática, que potencializa a capacidade reparadora, acalmando a pele.
A Malbec, linha de produtos para cuidado masculino de O Boticário, apresenta Malbec Facial, uma linha de skincare desenvolvida especificamente para atender às principais necessidades dos homens. São três produtos – Gel de Limpeza Antioleosidade, Sérum Antioleosidade e Multiprotetor Antioleosidade – formulados com extrato de semente de uva, que oferece potente ação antioxidante.
As formulações do gel de limpeza e do sérum incluem os ácidos glicólico e salicílico, que promovem sensação de frescor, suavizam linhas de expressão e melhoram a aparência de poros dilatados, além de proporcionar pele macia, uniforme e com efeito mate. O multiprotetor, formulado com FPS 30 UVB + UVA, proporciona acabamento 100% invisível, sem deixar aspecto esbranquiçado.
A marca destaca que a linha responde à principal dor do público masculino relacionada à rotina de autocuidado: a oleosidade facial. De acordo com a pesquisa “Cuidado com a pele do rosto no Brasil”, produzida pela Mintel em 2023, cerca de 41% dos homens brasileiros têm a pele oleosa.
Dentre os últimos lançamentos da The Body Shop, está o Sérum Bifásico de Vitamina E, novo integrante da linha Vitamina E, presente no portfólio da marca desde a década de 1970. Com textura leve e absorção rápida, o sérum proporciona hidratação intensa e duradoura para todos os tipos de pele, por até 30 horas.
A composição é enriquecida com óleo de semente de framboesa, obtido por meio do reaproveitamento de framboesas prensadas a frio, e inclui ácido hialurônico e óleo de semente de gergelim da Nicarágua, rico em propriedades antioxidantes.
A ISDIN apresenta três novidades para a pele acneica, da família Acniben: Esfoliante Suave, Sérum Night Concentrate e Máscara Facial Purificante. O Acniben Esfoliante Suave remove as células mortas sem deixar a pele repuxada ou seca, desobstrui os poros e ajuda a reduzir a oleosidade. A composição traz micropartículas de celulose de origem 100% natural e biodegradável.
O sérum noturno ajuda a diminuir e a prevenir espinhas, cravos e marcas residuais de acne, melhorando a aparência da pele e restaurando a luminosidade. O produto é formulado com extrato de semente de Bixa orellana e extrato de Opuntia ficus-indica. O terceiro item é uma máscara de argila que limpa profundamente e ajuda a reduzir o excesso de sebo, brilho, cravos e espinhas. A máscara é formulada com argila de Tanakura, uma argila marinha porosa rica em minerais, que absorve o excesso de oleosidade e remove impurezas.
A Adcos lançou recentemente uma nova marca, a Elbo. Idealizada por dermatologistas e farmacêuticos, a Elbo traz como conceito o “skinimalismo” e chega ao mercado com seis produtos: Gel de Limpeza Antioxidante Renovador, Cleansing Balm Hidrante, Tônico Esfoliante de Kombucha, Máscara Revitalizante de Romã, Sérum Vitamina C Antioxidante e Sérum Fito Retinol.
Com o objetivo de proporcionar uma abordagem única e diferenciada para o cuidado da pele, a Elbo procura dar ênfase às superfoods e/ou adaptógenos. A proposta da marca é otimizar a rotina de cuidados por meio de formulações funcionais e eficazes, testadas em diferentes tipos de pele brasileira. O compromisso com a sustentabilidade permeia todas as atividades da Elbo, que tem embalagens recicláveis, recicladas, compostáveis ou biodegradáveis.
A Essência de Tratamento Revitalização e Luminosidade Chronos, da Natura, foi criada para ser uma aliada na rotina de skincare das brasileiras, atuando na potencialização dos resultados dos séruns da marca. A essência é resultado de cerca de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento da Natura. O produto deve ser usado como primeira etapa de tratamento, logo após a limpeza do rosto, e é indicado para pessoas a partir dos 18 anos, independentemente do tipo de pele.
A promessa é de revitalização celular e hidratação desde o primeiro uso. Na composição estão ingredientes como ácido hialurônico, vitamina C e candeia. A textura fluida e aquosa garante rápida absorção na pele.
Em setembro deste ano, chegou ao mercado brasileiro a marca norte-americana Glow Recipe, cujos produtos viralizaram no TikTok. Os maiores hits na rede social são o sérum Watermelon Glow Niacinamide Dew Drops e o tônico Watermelon Glow PHA + BHA Pore-Tight Toner. Com a proposta de priorizar uma pele saudável e radiante, as formulações inspiradas em cosméticos coreanos combinam o poder dos antioxidantes das frutas a ativos suaves.
O Watermelon Glow Niacinamide Dew Drops é um sérum leve e “construível”, que pode ser usado na rotina de cuidados com a pele e como primer, antes da maquiagem. A composição traz vitamina B3 e antioxidantes, que reduzem visivelmente a hiperpigmentação, corrigindo a aparência de opacidade e minimizando a aparência dos poros.
O Watermelon Glow PHA + BHA Pore-Tight Toner, de textura elástica, tem dupla função: reduzir a aparência dos poros visíveis e manter a pele hidratada. A marca destaca a “mistura perfeita de ingredientes suculentos como melancia, água de cacto e ácido hialurônico para uma hidratação duradoura”. A formulação ainda inclui beta-hidroxiácidos suaves, como casca de salgueiro, e poli-hidroxiácidos derivados de plantas, para desobstruir e descongestionar os poros.
Com o compromisso de “transformar a indústria da beleza”, a Glow Recipe tem como parte de seu DNA a iniciativa Glow For Good, que busca empoderar comunidades e proteger o planeta. A marca, criada em 2014, é certificada pelo Climate Neutral, organização independente, sem fins lucrativos, que trabalha para combater as mudanças climáticas.
Além da linha Watermelon Glow, o portfólio disponível no país – comercializado exclusivamente pela Sephora Brasil – inclui itens enriquecidos com outras “superfrutas”, como abacate, ameixa, goiaba e morango.
A pele de pessoas transgênero tem características e necessidades específicas devido à hormonioterapia. Essas demandas começam a ser contempladas por marcas de cosméticos. “No caso das mulheres trans, devido ao uso do estrogênio, a pele tende a se tornar mais fina e suave, mas também mais sensível e propensa a irritação, rosácea e ressecamento. Homens trans também podem sofrer com mudanças significativas devido à terapia hormonal com testosterona, como o aumento da oleosidade”, explica a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.
O kit Beauty Inclusion, da Biotec, reúne quatro produtos específicos para pessoas trans: um cosmético e um suplemento para mulheres e um cosmético e um suplemento para homens. O cosmético do kit para mulheres trans é formulado com Hyaxel, ativo que proporciona hidratação intensa e renovação celular, Ascorbosilane C, que confere clareamento, luminosidade e melhora da textura da pele, e Hydroxyprolisilane CN, que favorece o aumento da firmeza e da elasticidade.
A CBSkin, marca de skincare do grupo Cottonbaby voltada à geração Z, expande sua linha de produtos com dois lançamentos para quem busca praticidade e eficácia: os Lenços de Limpeza Facial Frutas Vermelhas e os Lenços Demaquilantes Faciais Coco.
Enriquecidos com vitamina E, os lenços de limpeza facial removem impurezas, maquiagem e oleosidade. A marca destaca que a versão demaquilante remove as maquiagens mais resistentes, como as que são à prova d’água, com apenas um lenço.
"Nosso objetivo é tornar o cuidado com a pele uma parte natural da rotina do público jovem. Sabemos que remover a maquiagem ao fim do dia é essencial para manter a pele saudável e radiante. Por isso, desenvolvemos dois produtos que simplificam esse processo, proporcionando uma limpeza rápida e eficaz, sem a necessidade de muitos produtos. Nossas fragrâncias elevam essa experiência, trazendo sensação de frescor e bem-estar", afirmou Gabriela Pompeo, gerente de marketing da CBSKIN.
O Marine BlueRevelation 50+, da Barentz, é um ativo inovador “que redefine o cuidado com a pele madura”, diz Ana Lúcia Freire Miquelim, coordenadora de Desenvolvimento de Negócios. O ingrediente combina extratos marinhos com uma tecnologia de ponta, “proporcionando benefícios excepcionais para a pele”. A formulação, enriquecida com um coquetel de microalgas, oferece uma abordagem integrativa para realçar a beleza da pele madura.
Ana destaca a capacidade de hidratação, firmeza, densificação e suavização da pele. O ativo, produzido pela Natura-Tec, aumenta a hidratação da pele em 33%, melhora a elasticidade em 20%, reduz em 17% as áreas sem colágeno e diminui a visibilidade das rugas em 26%.
“Ele não só aumenta significativamente a densidade da pele, como reduz visivelmente as rugas. O produto diminui a intensidade e o número de rugas moderadas e profundas, transformando-as em rugas finas”, diz. Ela menciona outro ativo da Natura-Tec, o Marine Ocean-Mist CL. “Ele desempenha um papel crucial na reparação e no fortalecimento da função de barreira da pele. Utilizando a ação dos fitoesteróis, esse ingrediente ajuda a reconstruir a matriz lamelar extracelular fundamental, oferecendo uma solução eficaz para a pele seca, sensível e atópica”, aponta.
Além do reparo da barreira cutânea, o ativo aumenta os níveis de microbiota aeróbica e anaeróbica sem alterar a composição natural da microbiota facial, combate os efeitos negativos das respostas inflamatórias e reduz o edema típico da pele atópica e reduz o número de núcleos picnóticos, protegendo as células da deterioração anormal.
“O Marine OceanMist CL age especificamente na abundância de três proteínas-chave envolvidas na função de barreira da pele: Filagrina, Involucrina e Anidrase Carbônica 2, cujos níveis são fortemente alterados em peles atópicas. Ele ainda é seguro para uso em cuidados com a pele de bebês, com boa tolerância observada em epiderme imatura”, afirma.
O PhytoCellTec Goji, da parceira Mibelle, é um derivado de células-tronco da muda de goji berry, que revitaliza as células-tronco mesenquimais e proporciona a melhora do formato de V do rosto, além de conferir produção de colágeno e elastina é reduzida, resultando em flacidez da pele, o que pode ser observado nos contornos faciais da linha da mandíbula. A gravidade contínua leva ainda a uma redução gradual da mama, resultando em menos preenchimento e maior flacidez dos seios”, ressalta.
Estudos comprovam que as células-tronco mesenquimais melhoram a produção de colágeno e regeneram a pele, inclusive durante a cicatrização de feridas. Esses processos são mediados por vesículas conhecidas como exossomos, que são produzidas e secretadas por essas células-tronco.
“Os testes clínicos do PhytoCellTec Goji demonstraram que o ativo melhora a revitalização de células-tronco mesenquimais envelhecidas e aumenta a sinalização dos exossomos pelas células-tronco mesenquimais, que, por sua vez, melhoram a produção de matriz extracelular em fibroblastos. Consequentemente, a matriz extracelular melhorada rejuvenesce a pele, contribuindo para a densidade e a elasticidade, bem como a redução de rugas e a remodelação do rosto, como se fosse uma harmonização facial natural”, diz.
Ana destaca que, nos últimos vinte anos, a importância do metabólito nicotinamida adenina dinucleotídeo (NAD+) na promoção da longevidade ganhou um reconhecimento generalizado, especialmente no setor de suplementos alimentares. “Estudos evidenciaram a correlação entre níveis reduzidos de NAD+ e o envelhecimento acelerado, resultando em diminuição do tempo de vida. A NAD+ é uma coenzima vital no metabolismo energético e cofator de centenas de enzimas dependentes de NAD+”, cita.
A incorporação do NAD+ em cosméticos tem enfrentado vários desafios devido à sua instabilidade nas formulações e à penetração limitada nas células da pele. “A Mibelle Biochemistry traz a solução com o RejuveNAD, ativo que aumenta naturalmente os níveis de NAD+, aumentando a expressão da enzima limitadora de taxa NAMPT, o que resulta na melhoria dos processos celulares e no rejuvenescimento da pele”, afirma.
Estudos de eficácia demonstraram que o RejuveNAD trata eficazmente ao menos cinco das nove características clássicas do envelhecimento, “o que o torna uma solução poderosa para o rejuvenescimento holístico da pele”, comenta.
A ação do ativo contempla as seguintes características do envelhecimento: instabilidade genômica (redução do reparo do DNA e acúmulo dos danos ao DNA), alterações epigenéticas (expressão do gene alterada para que os processos de envelhecimento sejam reforçados), disfunção mitocondrial (incapacidade de produzir adequadamente energia), perda da proteostase (incapacidade de reciclar as proteínas danificadas, o que leva à acumulação nociva das proteínas não-funcionais) e senescência celular (as células saem da divisão celular sem morrer, transformando-se em células “zumbis” e sem funcionalidade, gerando marcadores inflamatórios).
“O RejuveNAD está direcionado a um mercado crescente e que busca não apenas o cuidado com a pele, mas produtos que promovem a saúde no longo prazo. Isso abre oportunidades para se conectar com consumidores mais velhos que desejam manter uma aparência jovem, bem como públicos mais jovens que adotam a prevenção como prioridade”, conclui.
No mercado internacional, o PhytoCellTec Goji e o RejuveNAD integram a formulação do Bio Lift Bust, da Swiss Toniq. O Contouring Neck Treatment, da Mexicana Terramar, traz o PhytoCellTec Goji na composição. Outro exemplo de produto formulado com o RejuveNAD é o Lifting & Firming Face Cream, da alemã Skinuance.
Na última edição da in-cosmetics Global, realizada em abril deste ano em Paris, a dsm-firmenich foi premiada com o Ouro na categoria Inovação de Ingredientes Cosméticos, por seu último lançamento: Eterwell Youth. “Eterwell Youth é mais que um ingrediente inovador. Estamos falando de um ingrediente revolucionário no mercado cosmético. Isso porque a abordagem e o mecanismo, comprovados cientificamente, mostram que ele atua em uma das causas chave do envelhecimento da pele: as células senescentes ou ‘zumbis’”, diz Luis Julian, gerente de desenvolvimento de novos negócios.
Ele explica que essas células têm um comportamento “egoísta” quando estão perto do fim. Apesar de estarem danificadas e sem condições de atuar corretamente na pele, elas não sofrem apoptose (morte celular programada devido ao nível de dano), mantendo-se vivas. “O problema é que nesse estado, a célula, além de não funcionar como deveria, libera substâncias (SASPs – fenótipos associados à senescência) que contaminam as células saudáveis a seu redor, tornando-as também senescentes. É como uma reação em cadeia, com cada vez mais células destrutivas não colaborando com a saúde da pele e piorando as que ainda eram saudáveis”, descreve.
É nesse mecanismo de senescência que o Eterwell Youth atua, fazendo com que apenas as células senescentes sejam forçadas à apoptose. “Assim conseguimos eliminar as células senescentes e reduzir a liberação de SASPs. Isso leva a um fenótipo mais jovem, preservando as células saudáveis e evitando que se contaminem”, acrescenta.
Sem células “dermodestrutivas” na pele, é possível melhorar o desempenho de ativos como o retinol, pois não haverá mais células ineficientes consumindo a vitamina e sem produzir o benefício esperado: “podemos entregar o ativo apenas para células plenamente ativas”. Julian informa que o uso de Eterwell Youth traz benefícios mesmo em um curto período de tratamento. “A pele parece seis anos mais jovem após duas semanas e nove anos mais jovem após três meses, usando 3% de Eterwell Youth”. O ingrediente tem origem natural (é um extrato de uma planta dos Alpes Suíços) e uma série de certificações, incluindo COSMOS, Natrue e Fair for Life.
A dsm-firmenich também lançou este ano o Regu-Age CB, ativo para o tratamento dos sinais do envelhecimento que atua em oito áreas do rosto, entregando uma solução holística. O Regu-Age é uma combinação de 222 peptídeos de arroz e soja com superóxido dismutase, produzida por biotecnologia.
“O ativo traz benefícios antienvelhecimento devido à ação anticolagenase, antielastases inflamatórias, antirradicais livres e estimuladora de fibroblastos. Ele é capaz de preservar e aumentar os elementos estruturantes da pele, o que resulta em redução de rugas e aumento da firmeza e da elasticidade. Regu-Age CB também apresenta um excelente resultado na redução de bolsas e olheiras”, aponta. Por ser oriundo de arroz e soja, ele está alinhado aos conceitos de naturalidade e à tendência superfoods, “o que enriquece ainda mais o storytelling do ativo”.
A Greenact destaca os ativos Apobiofilm, S3nanoactive Icaridina, S3nanoactive Hyaluronic e Resveratrol. O Apobiofilm, da fabricante Apoena, é um ingrediente pós-biótico produzido por meio da biofermentação de uma cepa de Bacillus. “A inovação reside tanto no método de produção, que utiliza técnicas de biotecnologia e bioprospecção, quanto nas funcionalidades exclusivas do produto”, menciona Elza Barbora Marangoni, especialista de produto.
O Apobio Film é um ativo formador de filme que oferece uma solução versátil para a hidratação da pele e do cabelo. Essas funcionalidades resultam da formação de um biofilme protetor rico em polissacarídeos e fruto-oligossacarídeos, moléculas produzidas naturalmente durante a biofermentação. Obtido por meio de biotecnologia e utilizando exclusivamente ingredientes renováveis, o ativo tem um processo de produção altamente sustentável.
Testes clínicos com medidas de Corneometria e TWL demonstraram um aumento de 58% na hidratação da pele e redução de 15% na perda de água transepidérmica, evidenciando os efeitos hidratantes imediatos e prolongados do produto. “Estudos utilizando culturas de células de queratinócitos humanos revelaram uma diminuição significativa na expressão de marcadores inflamatórios. Houve diminuição de 76% na expressão da interleucina-6 e de 77% na expressão da interleucina-8, confirmando a ação dermocalmante. A avaliação do controle de oleosidade mostrou uma redução de 66% na expressão da enzima 5-a-redutase, comprovando a capacidade de regular a produção de sebo”, diz.
A diretora de P&D Letícia De Bortoli menciona os ativos S3nanoactive Hyaluronic e S3nanoactive Icaridina, da S3Nano. “Os mecanismos de transporte do ácido hialurônico estão sendo cada vez mais compreendidos e estudados. Até o momento, sabe-se que quanto maior o peso molecular, menor é a sua penetração através da pele. As formulações que utilizam ácido hialurônico de alto peso molecular geralmente são apresentadas em forma de injeções, garantindo a entrega do ativo em sua forma estável até a derme. No entanto, essa via de administração pode causar desconforto e é considerada invasiva”, comenta.
Os derivados de baixo e médio peso molecular têm a capacidade de absorver grandes quantidades de água, promovendo hidratação e contribuindo para a matriz extracelular da derme, oferecendo sustentação e preenchimento. No entanto, por serem ainda mais hidrofílicos, enfrentam dificuldades para penetrar nas camadas da pele. “As nanopartículas surgem como uma solução para esses problemas, pois permitem melhor penetração de substâncias através da pele, evitando processos invasivos e garantindo os efeitos desejados”.
O S3Nanoactive Hyaluronic é um princípio ativo para formulações composto por ácido hialurônico de baixo peso molecular encapsulado em nanopartículas poliméricas. “Essas nanopartículas protegem o ativo da ação das hialuronidases teciduais e de meios agressivos. Elas permitem a penetração até a camada da derme, liberando o ativo de forma gradual e mantendo seu efeito de forma sustentada e eficaz por um período mais longo. Essas nanopartículas estão presentes em meio aquoso, facilitando a incorporação em diversas bases cosméticas e reduzindo possíveis incompatibilidades entre o ativo e a formulação, podendo ser aplicadas em cremes, loções e géis”, acrescenta.
Além de ativos voltados aos cuidados com a pele, a nanotecnologia possibilita o desenvolvimento de repelentes mais eficazes, potencializando medidas preventivas contra doenças nas quais mosquitos atuam como vetores, como dengue, chikungunya, febre amarela e zika. O S3nanoactive Icaridina é uma barreira protetora contra diversos tipos de insetos, conferindo proteção de longa duração, inclusive para bebês e gestantes, devido à liberação controlada do princípio ativo.
As nanocápsulas de icaridina da S3nano oferecem a oportunidade de reduzir mais de 50% da concentração final do ativo (em comparação à icaridina convencional), mantendo a eficácia e proporcionando uma alternativa mais sustentável e segura, sem conferir odor às formulações.
“O resveratrol natural é um ativo extraído da planta Polygonum cuspidatum, conhecida por suas notáveis propriedades antioxidantes. Um dos principais benefícios do resveratrol é sua capacidade de reparar e regenerar as células, o que o torna um aliado poderoso no combate ao envelhecimento. Ele atua inibindo a atividade da tirosinase, enzima responsável pela produção de melanina, ajudando no clareamento da pele e na redução de manchas”, explica Karla Araujo Macian, fundadora e CEO da Greenact. A empresa distribui o resveratrol da chinesa SC Group.
Além de suas propriedades clareadoras, o resveratrol tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, o que o torna uma excelente escolha para o tratamento da acne. “Sua formulação é ideal para peles propensas a imperfeições, pois ajuda a acalmar a inflamação e a regular a produção de sebo. O uso regular de produtos que contêm resveratrol pode promover uma pele mais uniforme, saudável e com aparência rejuvenescida”, diz.
“Os benefícios do resveratrol não se limitam a um único tipo de pele. Ele é versátil o suficiente para atender a diversas necessidades, proporcionando resultados visíveis e duradouros. Com a crescente demanda por ingredientes naturais e eficazes, o resveratrol se estabelece como um componente indispensável nas prateleiras de cosméticos contemporâneos”, completa. O Resveratrol B E, sérum facial noturno concentrado da SkinCeuticals, e o Perfectionist Pro Instant Resurfacing Peel, da Estée Lauder, estão entre os exemplos de produtos internacionais formulados com o resveratrol.
Dentre os destaques no portfólio da IMCD para o cuidado da pele está o CefiraProtect CLR. “Ele representa um avanço científico na indústria de cuidados com a pele, traduzindo os renomados benefícios para a saúde do kefir (bebida láctea fermentada reconhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), para um formato vegano e sustentável”, diz Vanessa Arruda, gerente técnica e de marketing de Beauty & Personal Care.
Ela explica que a chave para os benefícios do kefir está no ativo kefiran, um polissacarídeo produzido pelo Lactobacillus kefiranofaciens. “A transferência dos benefícios para skincare requer métodos biotecnológicos avançados. A empresa CLR Berlin, distribuída no Brasil com exclusividade pela IMCD, enfrentou com sucesso esse desafio, usando a tecnologia de fermentação baseada em células para produzir kefiran vegano”, aponta.
CefiraProtect CLR proporciona à pele maior resiliência e capacidade de combater os estressores ambientais. Estudos in vitro e ex vivo comprovam a efi cácia do ativo na redução dos radicais livres e na melhora do potencial antioxidante da pele.
“CefiraProtect CLR demonstrou de forma eficiente a minimização da oxidação de proteínas, melhorando o viço e a aparência geral da pele. Estudos in vivo demonstram que ele não apenas melhora a função de barreira da pele, mas também reduz significativamente os processos inflamatórios profundamente ocultos, que normalmente impulsionam os processos de envelhecimento”, cita.
Vanessa também menciona os ativos HyaClear 7, da TRI-K Industries, e ActiWise Niacinamide 100, da Jan Dekker, parte do grupo IMCD. “Graças aos seus sete pesos moleculares de hialuronato de sódio, HyaClear 7 atua em vários níveis da pele, oferecendo hidratação profunda e função de barreira cutânea melhorada. Com o uso contínuo, ele ainda ajuda a estimular a produção natural de ácido hialurônico da pele”, afirma.
Ela informa que, em apenas 30 minutos, HyaClear 7 proporciona uma onda de hidratação, com alívio instantâneo do ressecamento e manutenção da hidratação por até 24 horas. Testes clínicos comprovaram que ele combate os desafios mais comuns da pele seca, incluindo aspereza, firmeza reduzida, rachaduras e descamação, e ajuda a melhorar a textura e a elasticidade da pele.
“São benefícios multifuncionais clinicamente comprovados: hidratação imediata e no longo prazo, textura leve de rápida absorção e estabilidade em vários níveis de pH (4-8). Ele mantém a estabilidade em altas temperaturas, sendo versátil para vários tipos de produtos, de soros e cremes até loções. Seus benefícios multifuncionais garantem uma pele mais suave, hidratada e sedosa, redefinindo o que os consumidores esperam dos cuidados com a pele”, diz.
ActiWise Niacinamide 100 é uma forma pura de niacinamida idêntica à encontrada na natureza. “A aplicação tópica de niacinamida é frequentemente usada para neutralizar os feitos do envelhecimento da pele. Os benefícios cosméticos estão relacionados a manchas hiperpigmentadas, redução de sebo, vermelhidão, melhora da superfície, linhas finas e rugas, hidratação, integridade da barreira da pele e elasticidade”, menciona.
“O ativo tem um nível muito baixo de niacina, de no máximo 100 ppm. Os benefícios da niacinamida a tornam uma adição vital à rotina de cuidados com a pele. Suas propriedades terapêuticas, protetoras e hidratantes reduzem o impacto dos danos ambientais, minimizam visivelmente os poros dilatados, combatem os sinais prematuros de envelhecimento e melhoram o tom da pele”, acrescenta.
Valentina Mascoli, gerente de marketing global da Innospec, ressalta o entendimento sobre os diferentes perfis de consumidores. “Sabemos que todos são diferentes. Cada consumidor tem suas expectativas em relação aos produtos de beleza que usa. Atendemos a todas essas expectativas: seja por inovação, texturas divertidas, novas rotinas ou soluções sustentáveis. Em cuidados com a pele, projetamos e criamos novas formulações interessantes”, diz.
Ela menciona como exemplo a Powder-to-Clay Papaya Mask para argila. “Esse produto facial multifuncional e transformador começa como um pó e, quando a água é adicionada, forma uma espuma para limpar suavemente a pele. Depois de secar, o produto se transforma em uma textura de pasta que também pode ser usada como máscara para a hora do tratamento. Os surfactantes em pó sem sulfato Empigen BSP e Pureact I-85P proporcionam uma espuma cremosa, suave e densa, ideal para cuidados faciais”, explica.
Dentre os diferenciais da máscara, ela cita a presença da inulina, um umectante e probiótico, a versatilidade (atua como cleanser facial ou máscara de tratamento), a textura transformadora e o processo a frio, bem como a embalagem divertida e sustentável, o formato sólido e a formulação suave e sem sulfato.
Outra sugestão é o Purely Perfect Facial Cleanser, um cleanser facial para pele sensível, “formulado com ingredientes naturalmente derivados, suaves e sem sulfato que promovem uma espuma cremosa densa e luxuosa, com a combinação de surfactantes sem sulfato Pureact GLT e Pureact Gluco C”. O cleanser tem 98% dos ingredientes de origem natural e atende aos requisitos da certificação COSMOS V4.
O Mini-Miracle Marine Cream é um creme facial antienvelhecimento formulado “para ajudar a pele a se sentir leve, revigorada e hidratada”. A combinação de emulsificantes em silicone base água, cyclic free e PEG free, Emulsil 610 e Emulsil 710 permite uma grande fase aquosa interna, que é liberada quando o creme é massageado na pele. A composição é enriquecida com Maritech Reverse, um extrato de algas marinhas com propriedades antienvelhecimento comprovadas.
Multifuncionalidade e cuidado da pele sensível
Paulo de Tarso Hennies, gerente de negócios da Lipid elenca os destaques da linha de ingredientes ativos oferecidos pela representada exclusiva Lipoid Kosmetik. “O retinol é um ativo amplamente reconhecido por suas propriedades antienvelhecimento e antimanchas, mas pode causar irritações na pele. Consequentemente, alternativas vegetais, como o bakuchiol, emergem como opções mais suaves e com eficácia comparável. Nesse sentido, apresentamos o BakuLipid, uma associação de bakuchiol obtido de sementes de Psoralea corylifolia e fosfolipídios insaturados”.
Ele ressalta que o bakuchiol é um análogo funcional dos retinoides tópicos. Os fosfolipídios insaturados, que atuam como potentes intensificadores de penetração cutânea e como ingredientes ativos para o cuidado da pele (devido à ação rejuvenescedora da fosfatidilcolina), são “parceiros perfeitos” para amplificar a potência cosmética do bakuchiol. Essa dupla função torna o BakuLipid especialmente adequado para o tratamento de manchas e alterações relacionadas à idade, “superando significativamente a performance do bakuchiol in vivo”.
Nos estudos clínicos realizados, o BakuLipid apresentou eficácia superior à do bakuchiol no tratamento da pele acneica. A maior eficácia ante o bakuchiol deve-se à presença de fosfolipídios, que atuam como intensificadores de penetração dérmica. O BakuLipid também proporcionou uma melhora significativa das propriedades da pele do rosto relacionadas à idade, com redução dos pés de galinha.
“O BakuLipid é uma versão atualizada do bakuchiol, podendo ser considerado o ingrediente perfeito para conceitos cosméticos antienvelhecimento que pretendem substituir o retinol pelo bakuchiol e esperam uma atividade superior. O Bakulipid é uma matéria-prima sem conservantes (autopreservante), com certificação COSMOS e Natrue. Sua característica inovadora foi reconhecida nas premiações BSB Innovation Award Cosmetics 2024 e Innovation Challenge 2024”, destaca. Confira o vídeo com a apresentação do BakuLipid aqui.
A pele sensível, que normalmente apresenta ressecamento, vermelhidão, coceira e um desconforto sensorial generalizado, “sinaliza que a barreira cutânea epidérmica está prejudicada, com processos inflamatórios em andamento”. “Ela é uma das principais preocupações dos consumidores em todo o mundo, o que impulsiona uma demanda considerável por produtos que minimizem a sensibilidade da pele”, comenta.
Com Amaretine, a Lipoid Kosmetik apresenta o primeiro ingrediente ativo a combinar um componente amargo e um componente doce para abordar sinergicamente os sintomas da pele sensível.
“O componente amargo andrografolídeo, extraído das folhas da planta 'Rei dos Amargos' (Andrographis paniculata), liga-se especificamente a receptores amargos na pele. Os receptores amargos são novos e promissores alvos para os cuidados da pele, pois sua ativação desencadeia a regeneração dos lipídios da barreira cutânea. O componente doce é o ácido glicirretínico, derivado das raízes de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), um excelente agente anti-inflamatório”, descreve.
Amaretine é um complexo amargo e doce, incorporado em um sistema transportador lipossomal baseado em fosfolipídios. Ele regenera a barreira cutânea prejudicada e neutraliza a inflamação e o desconforto sensorial, oferecendo uma abordagem única e abrangente para o tratamento da pele sensível. “É um ativo natural, sem preservantes, com certificação COSMOS e que teve suas propriedades reconhecidas nas premiações BSB Innovation Award Cosmetics 2023 e no Innovation Challenge 2023”. Confira o vídeo com a apresentação do Amaretine aqui.
O HerbaProtect NOX, outro destaque no portfólio da Lipid para formulações de skincare, atua como um “protetor solar noturno”. Estudos indicam que o estresse da pele mediado pela luz solar continua por horas após a exposição à radiação UV – mesmo à noite.
“A luz solar induz a geração de radicais de oxigênio e nitrogênio que levam a melanina da pele a um estado excitado de maior energia. A melanina, então, transfere esse excesso de energia para o DNA das células, o que acaba causando danos posteriores à pele. Além do estresse oxidativo induzido pelo sol, os radicais livres ocorrem em resposta a uma variedade de fatores intrínsecos e extrínsecos e promovem o envelhecimento prematuro”, explica.
O HerbaProtect NOX é um antioxidante natural desenvolvido a partir da combinação dos extratos de flor de romã, de folha de perila e de ameixa kakadu. “Ele reduz o estresse oxidativo mediado pela luz, previne os danos tardios à pele induzidos por radiação UV e protege contra o fotoenvelhecimento. O HerbaProtect NOX é capaz de inibir as espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio (ROS e NOX), bem como o peroxinitrito (ONOO?), reduzindo o estresse oxidativo. Ele evita os danos à pele induzidos por radiação UV pós-exposição solar, protege contra o fotoenvelhecimento e neutraliza os danos mediados por todo o espectro solar”, diz.
As flores de romã são reconhecidas como excelentes eliminadoras de espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio. As folhas de perila contêm antioxidantes e sequestrantes de radicais livres, como ácido rosmarínico e luteolina, atuando na supressão das enzimas produtoras de espécies reativas de oxigênio e de nitrogênio. A ameixa kakadu, rica em vitamina C, tem significativa atividade antioxidante.
“O HerbaProtect NOX é um complemento perfeito para formulações cosméticas de cuidados com o sol, pós-sol ou antienvelhecimento, que têm como objetivo proteger a pele contra o estresse cutâneo induzido pelo sol, mediado pela radiação UV, luz visível ou mesmo radiação infravermelha. É uma matéria-prima de origem 100% natural, livre de conservantes e com certificação COSMOS”, conclui.
O BakuLipid está na composição do Prejuvenation Firming Bakuchiol Cream for Preventative Aging, da sul-coreana Dr.Jart+. O Ceramides Renewal Eye Cream, da sérvia VZK Laboratory, traz o Amaretine na formulação.
Um skincare básico requer limpeza, tonificação, hidratação, tratamentos e proteção solar. Pensando nesses passos, a RKS Soluções Cosméticas apresenta como sugestão as argilas Terramater. “Elas são fontes naturais de beleza, que podem estar na composição de produtos variados: de itens de limpeza a protetores solares”, diz a CEO Rosa Koren. Como sugestão de limpeza associada aos sabonetes, ela menciona os Cristais de Quartzo Facial Terramater, com partículas regulares e padronizadas que conferem uma esfoliação suave e efetiva, sem remover a proteção natural da pele.
“As argilas promovem a homeostase da pele, podendo ser associadas aos tônicos faciais. Nesse caso, são sugestões a Tersil R (argila vermelha) e a Tersil CLY (argila dourada), que podem compor um verdadeiro ritual de beleza. Testes comprovam que a argila vermelha melhora a elasticidade em 97% e confere efeito tensor de 24%. A argila dourada protege a barreira cutânea. As argilas Terramater também são booster de FPS”, ressalta. A linha Tersil tem as certificações Ecocert, COSMOS Organic, Vegan, Not Tested On Animals, Halal e Kosher.
No que diz respeito a hidratação e tratamentos faciais, ela destaca a Nano VitC_MED. “Ela é a última geração de nano vitamina C, é vegana e tem maior permeação cutânea graças ao processo de fabricação da NanoMed, nossa representada exclusiva. Na sua forma mais estável de vitamina C, a VitC_MED melhora a hidratação da pele, ajuda na ativação do colágeno e reduz linhas finas e manchas escuras, entregando uma pele mais saudável, protegida e revitalizada”, afirma.
Para uma pele luminosa, o destaque é a linha Cospearl de micas naturais da Kuncai, que confere aos produtos finais a aparência de um pigmento perolado tradicional. “Os pigmentos de brilho perolado são cobertos por uma camada fina de óxidos metálicos, como dióxido de titânio e óxido de ferro. A interação com a refração da luz, reflexão e interferência cria efeitos únicos de brilho e cor, variando entre fosco, sedoso e cintilante. E o melhor: é de fácil incorporação”, menciona. A RKS distribui os produtos da Kuncai por meio de uma parceria com a Colortrade.
A Kuncai oferece outras várias tecnologias, como os borosilicatos e as micas sintéticas. “A empresa tem processos únicos e patenteados para os pigmentos, garantindo maior performance, estabilidade e reprodutibilidade. Devido à interação do substrato com as diferentes tecnologias e espessuras das camadas de óxidos, ela produz os melhores pigmentos de efeito, com excelentes propriedades do produto”, destaca.
Um dos lançamentos da Sarfam em 2024 é o Silk-Icare, uma inovadora seda vegana que cria um delicado véu sobre a pele, melhorando sua aparência, textura e suavidade. “Desenvolvido a partir de biotecnologia avançada, Silk-Icare é resultado de uma codificação da proteína da seda, sendo produzido por fermentação. É um exemplo do que há de melhor em biomimética”, afirma Ana Albertini, gerente de P&D.
“O ativo forma um filme protetor antipoluição 2 em 1 e auxilia na remoção de partículas de poluição, promovendo uma pele mais limpa e saudável. Sua interação biológica estimula o reparo de peles sensibilizadas, oferecendo proteção contra expossomas”, completa. A diminuição do tamanho dos poros e a melhora nas irregularidades da pele são perceptíveis em apenas 15 minutos.
O Hydrovance oferece uma hidratação multifuncional à pele. “Com excelente custo-benefício, esse ingrediente é amplamente reconhecido por sua alta capacidade de hidratação, especialmente em áreas ressecadas e em peles secas. O Hydrovance é um verdadeiro coringa em formulações de well-aging, pois uma pele bem hidratada não só apresenta um toque suave, mas também mais elasticidade”, ressalta. O ativo tem ampla compatibilidade em diversas composições, incluindo skincare, haircare, produtos de maquiagem, protetores solares e sistemas antitranspirantes.
Alternativa natural aos retinoides, o Siliphos é uma solução eficaz em formulações antiaging ou well-aging, com reestruturação da matriz extracelular. “Quando testado e comparado com o retinol e o bakuchiol, ele demonstrou resultados superiores a ambos, destacando-se especialmente na produção de colágeno dos tipos I e III, além do ácido hialurônico”, diz.
Ela menciona que os diversos testes realizados mostraram que o Siliphos é mais eficaz na redução da profundidade das rugas, especialmente nas delicadas áreas dos olhos e da testa. “Outro grande benefício é que, ao contrário do retinol e até mesmo do bakuchiol, o Siliphos não induz irritação ou vermelhidão, tornando-se uma opção mais segura, suave e com a versatilidade de poder ser utilizado diariamente, mesmo durante o dia”, afirma.
Para Ana, um dos conceitos mais inovadores em tecnologia de cuidados com a pele é a utilização de peptídeos nas formulações. “Compostos por dois ou mais aminoácidos unidos por ligações peptídicas, esses ativos oferecem eficácia superior nos tratamentos para pele, cabelo e couro cabeludo. Graças ao tamanho extremamente pequeno e a características biomiméticas, os peptídeos são rapidamente absorvidos, proporcionando resultados mais rápidos e eficazes”, explica.
Os benefícios dos peptídeos variam de acordo com as combinações específicas de aminoácidos em sua estrutura. A Sarfam oferece uma linha de peptídeos específicos para skin care, dos hidrofílicos aos lipofílicos, que permitem o uso em formulações anidras. “Entre os muitos benefícios para a pele, podemos destacar o estímulo à produção de colágeno, elastina e fibroblastos, além de proteção contra danos causados pela luz azul. Também temos peptídeos com propriedades iluminadoras, calmantes e com efeito lifting”, conclui.
Ana Rezende, diretora comercial e de marketing do grupo Solabia, menciona o crescimento da procura por produtos para peles sensíveis. “Pele sensível é uma condição caracterizada por sensações de ardência, queimação e coceira. Cosméticos, mudanças climáticas e o comprometimento da barreira cutânea são os principais fatores que contribuem para a hiper-reatividade da pele. Além disso, estudos epidemiológicos demonstram uma prevalência maior de pele sensível em indivíduos com certos distúrbios cutâneos, como dermatite atópica, psoríase, acne, rosácea e dermatite seborreica”, cita.
Alinhada a essa tendência, a Solabia lançou, durante a in-cosmetics Global deste ano, o Serenibiome. O ingrediente ativo 100% natural, patenteado e com certificação COSMOS, foi desenvolvido para peles sensíveis com tendência atópica.
“Obtido por biofermentação, sua atividade única é bioinspirada pelo fungo epífito, a Pseudozyma flocculosa, que mantém um nicho ecológico saudável por meio da liberação de um poderoso glicolipídio, a floculosina. O Serenibiome foi inspirado na natureza e adaptado para a saúde da pele, inibindo biosseletivamente a colonização do Staphylococcus aureus e combatendo o ciclo vicioso de coceira em peles propensas à atopia”, descreve.
Ainda no que diz respeito à pele sensível, em 2024 a empresa apresentou novos testes com o Rhamnosoft HP, ativo que trata o ciclo contínuo responsável por desencadear a inflamação crônica e que tem como alvo a sensibilização do nociceptor, para atenuar os fatores que contribuem para a hipersensibilidade da pele. Nociceptores são receptores sensoriais que detectam estímulos que podem causar danos e enviam sinais ao sistema nervoso central, causando a percepção da dor.
“Em parceria com um professor da Universidade de Brest, na França, que é mundialmente reconhecido em neurodermatologia, foi desenvolvido um novo modelo ex vivo, apresentando explantes de pele reinervados com neurônios sensoriais humanos. O Rhamnosoft HP é o primeiro ingrediente ativo avaliado nesse modelo de ponta”, destaca.
“Ele demonstra atividades em um neuropeptídeo e em uma citocina, que medeiam sinais de sensibilização e coceira. Além disso, promove a liberação de mediadores pró-resolução, resolvendo a inflamação desde o início. O ativo ainda age na complexa interconexão de células e promove efetivamente a resolução da inflamação, apoia a função de barreira e atenua reações sensoriais desconfortáveis. Foi clinicamente comprovado que ele contribui para o alívio imediato e o bem-estar geral, diminuindo a resposta eletrodérmica em 8% após uma hora e a vermelhidão em 7% após 30 minutos”, afirma.
No mercado internacional, são exemplos de aplicação do Rhamnosoft HP os produtos Anti Stress Mask, da Mesoestetic, e o Sérum 3R, da Biologique Recherche.
O best-seller Fucogel atende à demanda por produtos multifuncionais, tendência que segue em alta. O ativo é um polissacarídeo obtido por fermentação bacteriana, à base de fucose. A síntese de suas propriedades é definida pela sigla SMART: ação neurocalmante imediata (Soothing), hidratação (Moisturizing), ação antienvelhecimento (Antiaging), ação reestruturante por impulsionar a renovação epidermal (Restructuring) e um ótimo sensorial à formulação (Touch).
O ativo é apresentado nas versões líquida (a mais conhecida no mercado), líquida sem conservantes (Fucocert), em pó (Fucogel Powder) e encapsulado. O SolaSMART Fuse, apresentado na in-cosmetics Global 2023, é uma variação na qual o ativo é encapsulado em “pérolas” de alginato e ágar-ágar, perfeitamente esféricas, com estrutura 3D e totalmente reprodutíveis, que se fundem sob o calor da pele e são compatíveis com uma ampla gama de ingredientes, inclusive surfactantes.
“A multifuncionalidade e a versatilidade em termos de formulação fazem deste ativo uma solução perfeita em produtos para o cuidado da pele”, diz. O Fucogel está nas formulações do Super Serum Day, da Monuskin, e do BB Crème Source de Roses, da Melvita.
A Kosmocience disponibiliza diversas metodologias fundamentadas em técnicas biofísicas, espectroscópicas e de imagem, para comprovar a segurança e a eficácia de produtos para skincare. Dentre elas, a espectroscopia de fluorescência e a espectroscopia no infravermelho por FTIR/ATR se destacam, por permitirem uma análise detalhada da composição e da estrutura da pele no que diz respeito aos marcadores de envelhecimento, como colágeno e elastina, além de avaliar o nível de hidratação e de organização lipídica da barreira cutânea.
“O colágeno, a elastina e o triptofano são os principais fluoróforos encontrados na pele. Esses compostos fluorescem quando excitados. Por meio da análise dos espectros de emissão e excitação, conseguimos mensurar o impacto de produtos para o cuidado da pele em aspectos como firmeza, elasticidade, redução da flacidez e aceleração da taxa de renovação celular”, aponta Juliana Rodrigues, gestora do departamento de Eficácia Clínica Instrumental e especialista em ciência da pele humana.
A Kosmoscience desenvolve mapas faciais que ilustram, de forma visual, a melhora de parâmetros como hidratação, oleosidade e função da barreira cutânea, avaliados por meio de técnicas biofísicas. “Dentro dessa abordagem, criamos um mapa de envelhecimento facial que destaca áreas da pele com diferentes concentrações de colágeno e elastina, proporcionando uma representação clara do impacto do produto antienvelhecimento na estimulação da síntese dessas proteínas”, explica.
O mapa é gerado a partir da combinação dos dados coletados nos espectros de fluorescência com um algoritmo que gera uma paleta de cores baseada nos níveis de colágeno e de elastina da pele. “Pesquisas mostram que visualizações como essa não apenas melhoram a interpretação dos resultados pelos consumidores de produtos cosméticos, mas também potencializam a comunicação dos benefícios dos produtos de skin care, tornando-a mais clara e envolvente”, afirma.
Em setembro deste ano, São Paulo foi considerada a cidade com a pior qualidade do ar no mundo por vários dias consecutivos. Algumas cidades brasileiras vêm apresentando índices de umidade do ar menores que 10%, muito abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50% a 60%.
Além das questões respiratórias, a soma de baixa umidade do ar, ondas de calor e fumaças provenientes de queimadas e de poluição prejudica a saúde da pele, que fica mais suscetível a problemas como ressecamento, coceira, agravamento de dermatites, rachaduras e sensação de perda de elasticidade e repuxamento.
“O clima seco e a baixa umidade do ar são fatores que podem prejudicar a barreira cutânea e a capacidade da pele de reter água, favorecendo o ressecamento, além de aumentar o risco de irritações e doenças, visto que a proteção da pele contra agressores externos fica comprometida”, afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff.
A poluição libera metais tóxicos pesados e particulados, todos ligados à formação de radicais livres. “Com a formação de radicais livres e a produção de espécies reativas de oxigênio, a poluição induz ao estresse oxidativo, secreta citocinas pró-inflamatórias e colabora com o aumento de metaloproteinases, que causam um processo de ruptura e destruição das fibras de colágeno e de elastina”, explica a dermatologista Claudia Marçal.
Paola ressalta que o sabonete consegue eliminar as partículas maiores de poluição, mas as menores são capazes de penetrar profundamente nos poros e causar danos. “O PM 2.5, por exemplo, é um material particulado de 2,5 micrômetros, isto é, 100 vezes menor que um fio de cabelo, que, ao ser depositado na pele, causa danos à barreira cutânea, formação de radicais livres e envelhecimento celular. Os antioxidantes, como a vitamina C, a niacinamida e o resveratrol, combatem o excesso de radicais livres, ajudando a impedir os danos causados pela poluição”, diz.
Além de aumentar a ingestão de água e o uso de hidratantes e protetores solares para a manutenção da saúde do tecido cutâneo, Claudia aponta que um dos segredos para reequilibrar a hidratação nesse clima seco é apostar no umidificador de ar, ferramenta que ajuda a atenuar o ressecamento da pele.
O uso do umidificador é especialmente interessante em períodos de altas temperaturas, quando a tendência é abusar do ar-condicionado. “Essa alternância de ar quente e frio pode retirar da pele seus óleos naturais, que funcionam como uma primeira linha de defesa”, menciona.
Em junho deste ano, o webinar “A Indústria de HPPC frente às Mudanças Climáticas: da Crise às Oportunidades – Perspectivas de Inovação”, realizado pela Abihpec, reuniu especialistas de diversas áreas para debater as consequências e estratégias de adaptação necessárias para enfrentar esse cenário.
Marcelo de Paula Corrêa, professor titular e diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG (Unifei), destacou que, no século 21, a busca pelo conforto térmico se torna cada vez mais crucial, e o setor cosmético precisa se adaptar rapidamente a essas novas realidades.
Para o especialista, a indústria precisa investir em formulações que resistam a altas temperaturas e mantenham a integridade dos produtos. Nesse contexto, para se adaptar ao calor extremo e à poluição, será necessário desenvolver produtos com proteção mais eficaz e benefícios adicionais, como reparação e hidratação.
Nos climas mais quentes e úmidos, a sensação de desconforto ao usar certos produtos, como cremes e loções mais densas, pode aumentar, tornando fundamental a criação de formulações mais leves e de rápida absorção.
Mais um pouco?
Assista nesse link do Instagram a uma live da jornalista Erica Franquilino com Ana Lúcia Freire, coordenadora de Desenvolvimento de Negócios da Barentz.
Publicada originalmente na Edição Temática Digital - Outubro de 2024 - Nº 86 - Ano 19
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.