Materiais e Métodos

Análise Sensorial: Conceito e Contextualização Histórica

Desafios e Tendências Futuras

Conclusão

 

 

A análise sensorial se baseia na utilização dos sentidos humanos – visão, tato, paladar, olfato e audição – para avaliar as características de determinado produto ou alimento.1 Por meio dessa abordagem, é possível compreender as preferências individuais dos consumidores,2,3 identificar diferenças entre produtos,4,5 investigar a influência de variáveis no sensorial6-8 e fornecer informações importantes acerca da qualidade e da segurança do produto, permitindo sua adequação aos padrões estabelecidos e às expectativas dos consumidores.9,10

No contexto específico do desenvolvimento de cosméticos, a análise senso rial desempenha um papel fundamental, visto que, ao considerar a influência dos sentidos humanos no desenvolvimento de formulações, não apenas atende aos benefícios funcionais, mas também proporciona uma experiência sensorial agradável aos usuários.5,11

É fato que a satisfação dos consumidores é de extrema importância na área de cosméticos, uma vez que uma experiência sensorial positiva com um produto pode influenciar diretamente na percepção de sua eficácia e na adesão dos usuários a tratamentos cosméticos com esse produto.12-15

O presente estudo teve como objetivo principal investigar a aplicação da análise sensorial como uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de cosméticos. Além disso, buscou elucidar os procedimentos metodológicos empregados na análise descritiva quantitativa de produtos cosméticos, para avaliar, de forma abrangente, os benefícios e as limitações dessa abordagem como suporte para o aprimoramento e a otimização desses produtos. Espera-se, por meio desta investigação, contribuir para o avanço do conhecimento científico no campo da ciência sensorial aplicada à indústria cosmética.