Processo de Pigmentação e Ingredientes Relevantes
Desafios da Formulação
Estudo de Casos
Fotoenvelhecimento
Melasma
Sumário

 

 

O mercado dos designados produtos cosmecêuticos que iluminam e dão brilho à pele continua em expansão. Isso não é surpresa, uma vez que pesquisas indicam que a uniformidade da pigmentação da pele é um fator fundamental na idade percebida e no poder de atração da face feminina, tanto quanto ou ainda mais que as demais características e a topografia1 faciais.

Assim como ocorre com outros processos bioquímicos, trilhar múltiplos caminhos para obter o brilho da pele é uma estratégia mais eficiente do que incorporar apenas um mecanismo. Essa abordagem traz várias possíveis vantagens:

     - Uso de combinações de ingredientes que suavizam a pele;

     - Efeitos mais perceptíveis na pele, causados pela potencialização mecanicista dos vários ingredientes ativos, em diferentes locais; e

    - Melhor tolerabilidade da pele, especialmente em termos de coloração, com menor risco de hiperpigmentação pós-inflamatória.

Este artigo fornece um modelo, do ponto de vista do fabricante, para o desenvolvimento de um produto para dar brilho à pele. O modelo parte do pressuposto de que a melhor abordagem é aquela em que o produto apresente alta eficácia e baixa toxicidade, e melhorar a saúde geral