Medição dos Resultados do Progresso Social
Como Medir Esforços no Sentido do Progresso Social
Múltiplos Recursos
Estudos de Caso da Indústria de Cosméticos

 

 

É interessante como, muitas vezes, as pessoas se referem ao desenvolvimento sustentável como tendo um triplo objetivo, o chamado triple bottom line, termo criado por John Elkington,1 na década de 1990,que se refere à maneira pela qual as planilhas calculam e medem lucro ou desempenho como um resultado positivo ou negativo. Na verdade, muitas vezes, as empresas usam ferramentas contbeis para medir desempenho em forma de lucro, ou seja, fazem um balancete contábil.

Antes de Elkington, Paul Hawken havia denunciado o custo do lucro em seu livro The Ecology of Commerce. Nessa obra, o autor destaca a falta de responsabilidade e comprometimento dos negócios quando se leva em consideração o tempo de vida de seus produtos e o impacto ecológico desses mesmos produtos no meio ambiente.2 Em resumo, esse autor acredita que não é mais possível considerar o lucro sem levar em conta o impacto dos produtos no meio ambiente e na sociedade.

Na verdade, o meio ambiente vem ocupando papel central nos últimos 30 anos, com a evidência irrefutável da ocorrência de mudanças climáticas e de seu impacto no planeta, associadas a reduções dos recursos naturais e à falta de sustentabilidade. É impossível fazer de conta que não existe essa interdependência. Na verdade, o meio ambiente é um dos três