Formulação
Máscaras Removíveis como Placas
Máscaras Removíveis com Lavagem
Inovação
Conclusão

 

Embora as máscaras faciais já estejam no mercado há décadas, recentemente elas passaram por uma remodelação com ingredientes inovadores, eficácia perceptível de imediato e funcionalidades criativas, que as diferenciam de suas antecessoras. As máscaras faciais tradicionais têm aplicação temporária na face, em uma camada espessa e sem massagem. Essa película tradicionalmente seca de forma rápida, e a camada residual é retirada como se fosse uma pele, ou é lavada. Algumas são esfregadas até formarem agregados roliços, para facilitar a eliminação.

O local da aplicação e a quantidade aplicada determinam, em grande parte, no momento da formulação, quais são as propriedades reológicas que as máscaras faciais vão ter.

As máscaras faciais são formuladas para simular géis viscosos, pastas ou emulsões espessas. Em geral, são produtos que afinam com cisalhamento e são distribuídos com os dedos sobre a face, de forma fácil e homogênea. Depois de ser aplicada, a camada de máscara deve permanecer no local da aplicação sem escorrer. Isso é necessário para que o produto não atinja os olhos ou a boca.

O principal objetivo cosmético das máscaras faciais é proporcionar: umectação rápida e profunda, recomposição e restauração da pele; absorção e eliminação do sebum; e rejuvenescimento da pele. Além disso, é esperada, pelas consumidoras, uma aparência radiante imediata após a remoção da máscara. Em alguns casos, mais frequentemente nos