Objetivo
Material e Método
Resultados e Discussão
Conclusão

 

Os cuidados com a beleza e a história dos cosméticos se iniciaram na Pré-história1 e, concomitantemente ao ser humano, tiveram sua evolução.2

Atualmente, o mercado cosmético segue tendências e precisa de inovações para atender consumidores que são cada vez mais exigentes. A busca por produtos “diferenciados” e que satisfaçam as necessidades exigidas pelos usuários é constante entre pesquisadores e formuladores de produtos dessa categoria.3 Almejando diferenciação no mercado, observa-se o comportamento de consumidores em relação à aceitação e à utilização de produtos de origem natural, e na utilização da biodiversidade4 em busca da beleza, do bem-estar e da sustentabilidade.

Existem dois tipos de consumidores de produtos denominados “naturais”, ou seja, os que procuram por inovação e aqueles que realmente se preocupam com a origem do produto,5 o que faz com que as indústrias cosméticas busquem novas alternativas para atender esses consumidores.4

O Brasil ainda é iniciante no quesito produção de cosméticos ditos naturais, sendo mais comum a exportação de matérias-primas vegetais para países de Primeiro Mundo que têm melhor tecnologia para a produção desses produtos.6 Porém, o crescimento do Brasil nesse segmento é favorecido pela biodiversidade. O país tem mais de 200 mil espécies vegetais registradas, 7 o que aumenta o potencial brasileiro para realizar pesquisas e aproveitar esse “benefício natural”4 para realizar novas aplicações de espécies vegetais que ainda estão em estudo e muitas ainda podem ser descobertas.

Vale ressaltar que a Anvisa não reconhece os cosméticos “naturais” e os “orgânicos”, o que também ocorre com a FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos).

No transcorrer das últimas décadas do século XX, os produtos com finalidade cosmética passaram a ser produzidos industrialmente em grandes quantidades e começaram a ter especificidades para diferentes necessidades. Por exemplo, entre essas especificidades estão a evitar rugas e combater estrias e a presença de hidrolipodistrofia ginoide, além de existirem os produtos denominados de multifuncionais.

Os produtos com o apelo de terem componentes naturais (vegetais) também apareceram nessa época e os originários da Amazônia já eram muito explorados nos cosméticos e se tornaram uma das grandes preferências entre os consumidores.1 Os produtos com ingredientes naturais apresentaram crescimento anual no mercado internacional de 8% a 25% e os produtos sintéticos de 3% a 10%.4

No mercado mundial, o Brasil ocupa atualmente a quarta colocação no consumo de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria