Mundo digital

Soluções para diferentes perfis

e-Commerce

Mais agilidade no mercado de insumos

Mudanças trazidas pelas redes sociais

Cosméticos nas redes sociais

E-commerce avança, mas se mantém abaixo da média global

Preferência dos Brasileiros

 

Mundo digital

     A palavra é relacionamento. O universo de possibilidades proporcionadas pelos meios digitais nos últimos anos vem transformando as relações entre marcas e consumidores. Sites oferecem ferramentas de interatividade e conteúdo mais relevante aos usuários, grandes empresas do mercado cosmético investem no lançamento de aplicativos integrados às novas tecnologias, como os tablets, e, definitivamente, as redes sociais firmam-se como um novo continente – desafiador e com muito a explorar – no mundo virtual.

     Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, divulgada pelo IBGE em setembro de 2010, no período de 2005 a 2009 o número de internautas no Brasil aumentou em 112,9%, passando de 31,9 milhões de usuários para 67,9 milhões. As regiões Norte e Nordeste apresentaram os maiores índices de crescimento. No Nordeste, o avanço foi de 213,9% no período analisado; no Norte, o salto foi de 171,2%. Outro levantamento, feito pela empresa de consultoria norte-americana comScore, aponta que o Brasil encerrou 2011 com 46,3 milhões de internautas, número que posiciona o País como o sétimo maior mercado de internet do mundo.

     “O conceito de mídias sociais (social media) precede a internet e as ferramentas tecnológicas – ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdo de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. Significa a produção de muitos para muitos.” Parece apropriado usar a definição apresentada em uma forma de mídia social, a Wikipédia, para lembrar que a revolução ocasionada pelos meios digitais tem embasamento numa palavra simples: relacionamento. Sob a ótica do consumo de produtos e serviços, esses novos canais de comunicação fortaleceram e superdimensionaram a boa e velha propaganda boca a boca.

 

Soluções para diferentes perfis

     O menu de opções para empresas que desejam crescer e aparecer no território digital é amplo e todas as investidas têm o mesmo mérito: estreitar relações. Para isso, empresas de portes variados se valem de recursos que vão desde o simples (e efociente) uso de mensagens instantâneas para a comunicação com os clientes até os aplicativos que elevam a interação entre a marca e o consumidor a outro patamar.

     A Avon tem vários canais de relacionamento na web. O site principal é o www.avon.com.br. Nele, o usuário pode localizar a revendedora mais próxima, digitando o CEP da residência, e as candidatas a revendedora podem fazer seu cadastro. O endereço também possibilita o acesso ao simulador de maquiagem (www.maquiagemavon.com.br/maquiagem-virtual/simulador), ao simulador para coloração de cabelos (www.coloracaoavon.com.br/#/quero-inovar) e ao simulador para esmaltes (www.colortrend.com.br/simulador).