A volta dos cachos
publicado em 03/08/2020
Erica Franquilino - Jornalista
A volta dos cachos
Enfrentando a transição capilar | Muito além do espelho | No Poo e Low Poo
Aspectos fisiológicos
Técnicas de alisamento e o caminho de volta | O gene do cabelo encaracolado | Ondulados, cacheados e crespos
A volta dos cachos
Depois do boom dos alisamentos – alavancado pela chegada da escova progressiva, no final da década de 1990 –, cresce o número de pessoas que escolheram fazer o caminho de volta, optando por cabelos naturais e volumosos. O retorno aos cachos faz parte de um movimento de valorização da autenticidade e da diversidade, bem como de formas mais naturais de cuidar dos fios. As demandas desses consumidores impulsionam lançamentos na indústria, a criação de salões especializados no segmento e de cursos de especialização voltados ao cuidado de cabeleiras crespas e cacheadas.
Os fios encaracolados e crespos passaram por várias estéticas na história recente. Disciplinados pelos primeiros alisamentos no início do século passado, eles foram presos em coques e outros penteados nos anos 1950 e 1960, até chegar ao movimento black power, na década de 1970. Naquele período, vários artistas negros se destacaram no panorama musical e cinematográfico. No Brasil, Elis Regina imortalizava “Black is beautiful”, canção de Marcos Valle, em 1971.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.
Comentários
Ano passado ministrei algumas vezes a palestra sobre alissantes permitidos no Merco Sul, Europa e Estados Unidos em diversas turmas universitárias o que mais me incomodava era em todos os momentos eles queria saber sobre o formol, mesmo não sendo parte do tema.
há mais de 4 anosINFELIZMENTE É O QUE ESTÁ SENDO MAIS UTILIZADO NO MOMENTO. É UMA PENA QUE EU NÃO ESTAVA NESSA SUA PALESTRA, EU COM CERTEZA IRIA APROVEITAR BASTANTE POIS ALISAMENTOS PERMITIDOS MUITO ME INTERESSA. QUANDO TIVER OUTRA E SE FOR AQUI NA MINHA CIDADE RECIFE-PE
há 3 meses