Supremacia da cor - História e evolução

 
Tecnologia em pigmentos - Formulação
 
 
 
Supremacia da cor
 
ET33_Integra_Página_07.jpgSabemos que as cores exercem influência sobre as emoções e que estão diretamente relacionadas ao comportamento de consumo. Sóbrias, suaves, intensas ou vibrantes, elas seduzem o homem desde a Antiguidade, atravessam os séculos carregando simbologias e ajudam a levar tendências de moda para as unhas, a pele e os cabelos.
 
   Esta edição aborda o mundo colorido das maquiagens, dos esmaltes e das colorações capilares. Diferentemente das duas primeiras categorias de produtos, as colorações não expõem suas tonalidades nas prateleiras. No entanto, elas também encantam o consumidor ao oferecer tons diversificados e que exploram – em conjunto com o batom, a sombra o esmalte – toda a força da cor.
 
 
Pigmentos e corantes

corante.jpg

Pigmentos e corantes são substâncias que conferem cor a diversos tipos de materiais. A principal diferença entre eles é que os pigmentos são insolúveis e os corantes, solúveis.

  “Outro diferencial entre os dois produtos diz respeito à cobertura: quando se usa o pigmento numa tinta, ele promove simultaneamente a cobertura, a opacidade, o tingimento e a cor. O corante só promove o tingimento, sem proporcionar cobertura. Desta forma, o corante mantém a transparência do objeto tingido; já o pigmento dá cor e tira a transparência”, informa  o portal do Conselho Regional de Química – IV Região.

   A indústria normalmente recebe pigmentos e corantes em pó, para então fazer a moagem, dispersão ou dissolução do material até o ponto desejado. Corantes e pigmentos também podem ser adquiridos pré-dispersos e prontos para o uso – na forma líquida ou em pasta –, já beneficiados com aditivos, estabilizantes e outros componentes.