Alternativas aos Carbômeros
Acrylates/C10-30 alkyl acrylate crosspolymerAmmonium acryloyldimethyltaurate/ VP copolymerPolyacrylate crosspolymer-6 Acrylates copolymer Poly acrylamide (and) C13-14 isoparaffin (and) laureth-7  | Polyquaternium-37  | Hidroxipropilmetilcelulose  Hidroxietilcelulose Carboximetilcelulose | Goma guar (Hydroxypropyl guar) Goma tara Goma xantana | Sclerotium gum 

Considerações Gerais  

Conclusão

Contribuições recebidas após a publicação
Polysilicone-34 (and) Isononyl Isononanoate (and) Water | PEG-10 DimethiconeHidroxi etil metil Celulose (HEMC) | Acrylates Copolymer

 

Com a disseminação do novo coronavírus, a demanda por antissépticos aumentou de maneira vertiginosa. O álcool etílico 70% (p/p), em gel ou na forma líquida, é um antisséptico extremamente útil para a desinfecção das mãos, principalmente quando não é possível lavá-las com água e sabão.

O álcool 70% tem ação efetiva na eliminação de vírus e age de forma rápida, o que o torna uma ferramenta muito útil na contenção da propagação novo coronavírus e na redução do contágio das pessoas por ele. A maior eficácia do álcool 70%, em comparação a apresentações com maior concentração alcoólica (92%, 99% ou anidro) acontece devido à maior quantidade de água, o que reduz a velocidade de evaporação do álcool. Essa menor velocidade de evaporação, consequentemente, faz com que o álcool permaneça mais tempo sobre a pele, aumentando de forma significativa seu tempo de ação.

A apresentação do álcool 70% na forma de gel tem outras vantagens, como facilidade de transportar no dia a dia e sua facilidade de aplicação. O fato de o álcool em gel ser menos sujeito a vazamentos e o de queimar mais lentamente, o que o torna o mais seguro quando comparado à sua forma líquida. Além disso, talvez a forma de gel possa retardar ainda mais a evaporação do álcool, permitindo a aplicação em uma área maior, representando até algum ganho de sua eficácia.

Segundo dados da Abihpec, a estimativa de consumo do álcool em gel em 2020, por causa da pandemia do Covid-19, poderá superar em até 10 vezes o valor registrado em 2019. O faturamento de vendas de álcool em gel ao consumidor poderá alcançar R$ 1 bilhão. Essa explosão na demanda está causando o desabastecimento desse produto no mercado.

A fabricação do álcool em gel é regulada pela Anvisa e requer aprovação prévia à fabricação e à venda. Devido ao excesso de demanda por esse produto, as empresas com o produto já aprovado estão tendo dificuldade de atender o mercado.

Por outro lado, a necessidade de registro prévio de álcool em gel na Anvisa impedia, neste momento, que outras empresas de cosméticos, com capacidade ociosa de produção, pudessem produzir esse produto a tempo de suprir o mercado no momento mais agudo da crise.

Para solucionar esse problema de desabastecimento momentâneo, emergencialmente, a Anvisa editou a RDC n.º 350, de 19 de março de 2020, que autoriza, em caráter excepcional e temporário, que empresas fabricantes de medicamentos, cosméticos e saneantes regularizadas fabriquem e comercializem várias preparações antissépticas sem a prévia autorização desse