Mercado de produtos profissionais

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Mercado de produtos profissionais

     A alta do PIB (Produto Interno Bruto) de 4,5%, associada à valorização do Real e ao aumento do poder aquisitivo da classe média em 2007 consolidaram o Brasil como uma das grandes potências no setor de cosméticos. De acordo com a empresa de consultoria e pesquisa norteamericana Kline & Company, com a melhora da economia, o país apresenta alta no consumo neste mercado, sendo considerado como uma das regiões com crescimento mais rápido em todo mundo.

     Com este panorama, a procura por produtos profissionais também apresenta significativo aumento, com perspectivas de maior demanda nos próximos anos. O consultor Danilo Costa de Paula, da Factor de Solução, filial brasileira da Kline, afirma que além da melhora econômica do brasileiro, o interesse e a conscientização em relação aos atributos e benefícios dos produtos faz com que o consumidor procure profissionais como cabeleireiros, esteticistas, entre outros, para cuidar melhor da aparência.

     “No Brasil, as mulheres vêem os salões de beleza como um ambiente informal e receptivo, sendo pontos de socialização e descontração, onde podem conversar e terem à disposição outros serviços para melhorar o visual, como manicure e até depilação. Apesar do lançamento de inúmeros produtos disponíveis no varejo, as consumidoras ainda preferem passar por tratamentos feitos com produtos formulados para os cabeleireiros, que são vistos como profissionais de confiança e eficácia”, acentua Danilo de Paula.

     O setor de cosméticos profissionais está muito bem atendido por produtos nacionais, graças à capacitação dos formuladores no Brasil que recebem informações e atualizações através de vários eventos e entidades. “O mercado brasileiro está repleto de bons produtos, com alta qualidade, eficácia, seguros para o uso e, principalmente, dentro das tendências mundiais para, assim, atender aos anseios do consumidor brasileiro”, declara Alberto Keidi Kurebayashi, diretor da ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia.

     Ainda segundo Kurebayashi, o mercado de produtos profissionais apresenta constantes lançamentos, graças à demanda e à concorrência entre os fabricantes. “Neste setor, a predominância é de produtos capilares importados. Entretanto, felizmente, nosso país está totalmente atualizado com os lançamentos mundiais e, muitas vezes, até as tendências e conceitos nascem no Brasil”, informa Kurebayashi. Hoje, o item profissional desenvolvido no exterior também pode e é desenvolvido aqui simultaneamente, pois as informações sobre as matérias-primas que compõem estes produtos chegam ao Brasil ao mesmo tempo em que a outra parte do mundo.

danilo2.png     O diretor da ABC destaca também que, atualmente, os produtos profissionais mais procurados no segmento para manicures são os protetores de mãos e emolientes para as cutículas e, no setor de cuidados com cabelos, as tinturas, shampoos, condicionadores, finalizadores, produtos para uso em escova progressiva, isentos de formol, à base de queratina e aminoácidos. “Quanto às tendências no mercado para tratamentos capilares temos como destaques os produtos multifuncionais de efeito rápido, itens de custos atrativos, cremes para alisamentos e escovas com ativos funcionais. Já na área de estética corporal, há uma forte tendência na Europa na utilização de cosméticos que contenham ativos concentrados, extraídos de algas e ervas sem aditivos, e de cosméticos com fatores de crescimento, com moléculas que auxiliam o sistema natural da pele com ações de reparação e restauração da estrutura da cútis. No segmento de manicure, as tendências são produtos emolientes, para pele sensível, e não oleosos”, declara Kurebayashi.

     “Já na área de estética corporal, na Europa há também uma forte tendência para a utilização de cosméticos que contenham ativos celulares (substâncias concentradas extraídas de algas e ervas sem aditivos). Outra tendência no segmento de estética são os cosméticos com fatores de crescimento, com moléculas que auxiliam o sistema natural da pele com ações de reparação e restauração da estrutura da cútis”, acrescenta o diretor da ABC.