Envelhecimento da Pele
Soluções Cosméticas
Materiais e Métodos
Protocolo
Resultados
Conclusões

 

O efeito de envelhecimento da pele é uma preocupação crescente entre os povos. À medida que avança nosso conhecimento sobre os mecanismos envolvidos no envelhecimento, fica cada vez evidente que esse processo tem início antes mesmo que seus primeiros sinais fiquem visíveis. Como resultado, atualmente até mesmo pessoas jovens estão em busca de soluções. Na verdade, existem soluções cosméticas. Retinoides tópicos, por exemplo, já provaram sua utilidade em retardar e, até, melhorar a aparência das rugas, mas, infelizmente, com frequência causam efeitos colaterais indesejáveis. Com as expectativas em alta, o uso de cosméticos para o tratamento da pele tem se tornado uma rotina diária para muita gente, homens e mulheres, jovens e idosos. A necessidade de produtos eficientes adequados para uso de longo prazo é, atualmente, um grande desafio para o desenvolvimento de ingredientes inovadores e seguros.

 

Envelhecimento da Pele

O envelhecimento da pele é consequência do efeito cumulativo do tempo (envelhecimento intrínseco) e do ambiente (envelhecimento extrínseco), e é ponderado por nosso arcabouço genético. Os fatores intrínsecos e extrínsecos possuem mecanismos diferentes e sobrepostos que afetam globalmente todas as camadas da pele e, por fim, culminam na formação de rugas.

Importantes alterações estruturais na epiderme

A epiderme é a camada protetora mais externa da pele. Essa camada encontra-se em constante renovação por meio da divisão celular de queratinócitos da camada basal. Conforme os queratinócitos proliferam e se diferenciam em corneócitos,