Permeação Cutânea: Fonoforese versus Iontoforese
publicado em 29/04/2020
Sineide Horst da Silva, Susan M. Malta Guedes, Profa Marilen Pires
Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Florianópolis SC, Brasil
Este estudo tem o objetivo de abordar as vias de permeação cutânea, bem como o mecanismo de ação dos promotores físicos iontoforese e fonoforese, a fim de recolher e analisar as principais contribuições sobre este tema na área cosmética. C oncluímos que os métodos se mostram eficientes na permeação de cosméticos.
This study aims to address the process of skin permeation, and the mechanism of action of promoters and physical iontophoresis phonophoresis to collect and analyze the major contributions on this issue in the cosmetics. W e can conclude that the method was efficient in permeation of cosmetics.
Este estudio tiene como objetivo abordar el proceso de impregnación de la piel y el mecanismo de acción de los promotores físicos fonoforesis e iontoforesis para recopilar y analizar las principales contribuciones sobre este tema em los cosméticos. Podemos concluir que el método fue eficaz para la penetración de los cosméticos.
Pele
Epiderme
Derme
Hipoderme ou Panículo Adiposo
Anexos Cutâneos
Permeação Cutânea
Iontoforese
Fonoforese, Sonoforese ou Ultrassonoforese
Material e Métodos
Resultados e Discussão
Considerações Finais
Atualmente, muito se discute sobre beleza e a juventude estendida ao longo dos anos, além de corpos bem delineados. Isso acontece como resultado de determinada ordem social que preza determinado padrão de beleza como valor essencial para que uma pessoa sinta-se aprovada e receba a anuência da sociedade onde está estabelecida. Ou seja, existe uma valoração do aspecto físico, não somente porque este é considerado um fator importante para uma melhor qualidade de vida, mas também com o propósito de seletividade social. Para que se sintam “pertencentes”, muitas pessoas aceitam o poder oferecido ao aspecto físico e os pressupostos colocados pela sociedade contemporânea.
Os fatores determinantes relativos à procura de produtos e serviços “embelezatórios” estão relacionados ao crescente interesse pela aparência pessoal, ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, e ao ingresso da mulher no mercado de trabalho, o que aumenta seu poder de compra.1
Procedimentos são vendidos e realizados na intenção de satisfazer anseios de mulheres e homens que buscam a jovialidade
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