Prazo de validade

Desperdício ou problemas de planejamento?

Nota técnica

“Fora do quadrado”

 

Prazo de validade

     Quem nunca deparou com a necessidade de consumir um produto e constatou que seu prazo de validade havia expirado alguns dias antes? O dilema pode estar na despensa, no nécessaire ou na caixinha de medicamentos. Num mundo que passa por profundas transformações econômicas e socioambientais, vale colocar o assunto em pauta. A propósito, o que aconteceu depois que você consumiu aquele produto?

     Nas últimas três décadas, construímos o hábito saudável de verificar a data de validade dos artigos – sobretudo os perecíveis –, o que elevou o rigor de empresas e consumidores a outro patamar. Também cresceram nos últimos anos os questionamentos sobre consumo consciente e descarte de produtos, bem como os fatores que tornam um item inadequado para uso de um dia para o outro – pressupondo que foram mantidas as condições ideais de transporte, manuseio e armazenamento.

     Sabe-se, por exemplo, que a efetividade de uma droga vai diminuindo lentamente com o tempo. Logo, ao ingerir um analgésico vencido há três ou quatro dias, talvez a única consequência seja ter de esperar um pouco mais pelo efeito, uma vez que o medicamento pode ter perdido parte de sua eficácia.

     A recomendação é utilizar medicamentos dentro do prazo de validade, sobretudo os de uso contínuo, como antibióticos ou os administrados para controle de doenças crônicas. No entanto, estudos sobre prazo de validade de medicamentos têm demonstrado resultados surpreendentes e que podem embasar debates em outros setores da indústria, como o cosmético.

     O Departamento de Defesa dos Estados Unidos mantém um programa de extensão de prazo de validade de medicamentos, o Shelf-Life Extension Program (Slep). Todas as divisões do Departamento de Defesa participam do programa, que surgiu como uma iniciativa da Força Aérea, em 1985. Com um amplo e dispendioso estoque de medicamentos, os militares tinham de descartar e repor uma grande quantidade de drogas todos os anos.

     A Força Aérea solicitou ao FDA uma avaliação para verificar a data de validade de alguns dos medicamentos mantidos no estoque. O objetivo era descobrir se eles continuavam potentes e seguros para o uso depois da data de vencimento estabelecida pelos fabricantes.

     “O FDA descobriu, basicamente, que as datas de vencimento tendem a ser muito conservadoras e, como resultado, muitas dessas drogas podem ter uma validade bem maior do que a das dos Estados Unidos. Um exemplo mencionado no portal é a prolongação da vida útil da ciprofloxacina, um antibiótico de amplo espectro usado para tratar diversas infecções bacterianas.