Definindo Nutricosméticos
Objetivos
Metodologia
Elaboração do questionário
Resultados e Discussão
Conclusões

 

Partindo do princípio de que todo projeto de produto é baseado na identificação de uma necessidade que, muitas vezes, não se apresenta de maneira clara em meio às diversas situações que envolvem o mercado, é fundamental uma análise cuidadosa das tendências sociais, dos gostos individuais, do mercado potencial, entre outras características, para definir exatamente a necessidade real que o produto deverá satisfazer.1

Conforme dados da empresa de consultoria Euromonitor, de 2009, o Brasil ocupa a terceira posição no mercado mundial de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, com faturamento de US$ 28,4 bilhões no ano de 2009, sendo que o Japão (US$ 39,9 bi) e os Estados Unidos (US$ 58,9 bi), ocupam o segundo e o primeiro lugares, respectivamente.2

No mercado altamente dinâmico de produtos cosméticos, os lançamentos de novos produtos apresentam velocidade acelerada. Segundo Dederen (2006), além de produtos tradicionais, novas formas de liberação de ativos, como patches transdérmicos, nutricosméticos orais e cosmetotêxteis, são exemplos de novidades bem aceitas, o que destaca o posicionamento de produtos cosméticos no mercado. Os nutricosméticos, um tipo de suplementação com benefícios cosméticos frequentemente associados aos nutracêuticos, são um conceito muito novo e têm sido motivo de muitas investigações científicas. Por vezes, os nutricosméticos são apontados por especialistas na área de beleza (dermatologistas, cosmetólogos, por exemplo) como se fossem apenas invenções de marketing, com risco de rejeição desses produtos pelos consumidores.

Considerando que, tanto em nível nacional como internacional, as atividades de desenvolvimento de novos produtos têm sido cada vez mais exploradas nos últimos anos, o mercado de nutricosméticos representa uma importante orientação estratégica para as indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica, cujas fronteiras interindustriais se aproximam cada vez mais. Com o objetivo de explorar o conceito de nutricosméticos e avaliar o grau de conhecimento sobre estes em uma população do