Nutricosméticos: Uma Análise de Consumidores
publicado em 05/05/2020
Talita Pizza Anunciato, Vânia Passarini Takahashi, Pedro Alves da Rocha Filho
Departamento de Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, Ribeirão Preto SP, Brasil
Os nutricosméticos têm sido objeto de muitas investigações científicas e, por vezes, apontados por especialistas na área da beleza como mais uma invenção de marketing. O presente trabalho apresenta informações sobre o tema e investiga o nível de conhecimento sobre nutricosméticos de uma população do campus da Universidade de São Paulo-USP de Ribeirão Preto SP.
Nutricosmetics have been subject of several scientific investigations and, sometimes, pointed out as a marketing invention by beauty experts. This paper presents information of nutricosmetics and investigates the level of knowledge about nutricosmetic of a given population.
Los nutricosméticos han sido objeto de muchas investigaciones científicas y muchas veces han sido señalados por expertos en belleza como una invención del marketing. Este trabajo presenta información sobre el tema e investiga el nivel de conocimiento sobre los nutricosméticos de uma población dada.
Definindo Nutricosméticos
Objetivos
Metodologia
Elaboração do questionário
Resultados e Discussão
Conclusões
Partindo do princípio de que todo projeto de produto é baseado na identificação de uma necessidade que, muitas vezes, não se apresenta de maneira clara em meio às diversas situações que envolvem o mercado, é fundamental uma análise cuidadosa das tendências sociais, dos gostos individuais, do mercado potencial, entre outras características, para definir exatamente a necessidade real que o produto deverá satisfazer.1
Conforme dados da empresa de consultoria Euromonitor, de 2009, o Brasil ocupa a terceira posição no mercado mundial de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, com faturamento de US$ 28,4 bilhões no ano de 2009, sendo que o Japão (US$ 39,9 bi) e os Estados Unidos (US$ 58,9 bi), ocupam o segundo e o primeiro lugares, respectivamente.2
No mercado altamente dinâmico de produtos cosméticos, os lançamentos de novos produtos apresentam velocidade acelerada. Segundo Dederen (2006), além de produtos tradicionais, novas formas de liberação de ativos, como patches transdérmicos, nutricosméticos orais e cosmetotêxteis, são exemplos de novidades bem aceitas, o que destaca o posicionamento de produtos cosméticos no mercado. Os nutricosméticos, um tipo de suplementação com benefícios cosméticos frequentemente associados aos nutracêuticos, são um conceito muito novo e têm sido motivo de muitas investigações científicas. Por vezes, os nutricosméticos são apontados por especialistas na área de beleza (dermatologistas, cosmetólogos, por exemplo) como se fossem apenas invenções de marketing, com risco de rejeição desses produtos pelos consumidores.
Considerando que, tanto em nível nacional como internacional, as atividades de desenvolvimento de novos produtos têm sido cada vez mais exploradas nos últimos anos, o mercado de nutricosméticos representa uma importante orientação estratégica para as indústrias de alimentos, cosmética e farmacêutica, cujas fronteiras interindustriais se aproximam cada vez mais. Com o objetivo de explorar o conceito de nutricosméticos e avaliar o grau de conhecimento sobre estes em uma população do
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