Especificação do Caulim
Cristais de Caulinita e Haloisita
Delaminação
Caulins Cauliníticos
Caulim em Cosméticos
Conclusões Finais

 

A argila caulim é constituída, mais frequentemente, pelo argilomineral caulinita, além de minerais acessórios. Em algumas regiões, como a Central e a Sudeste do Brasil, os caulins costumam conter outro argilomineral, denominado haloisita.

O caulim é um dos mais valiosos e amplamente utilizados minérios industriais (que são imprópria e correntemente chamados de minerais). O caulim tem versatilidade de aplicações industriais quase únicas, sendo superado apenas pelo carbonato de sódio.

Essa capacidade do caulim de ampla variedade de aplicações é consequência do resultado conjugado de propriedades como: granulometria muito fina (cristais com diâmetros naturalmente abaixo da abertura da peneira ABNT no 325, de 44 μm); forma lamelar e espessura fina dos microcristais de caulinita; brilho e alvura elevados; boa reologia em dispersões aquosas (viscosidades aparentes pequenas em concentrações elevadas de até 70%); composição química que leva a uma “inércia” química ou baixa reatividade química; nível baixo de abrasividade; e baixo custo.

Depósitos de caulins constituídos essencialmente por caulinita ou por haloisita, muito “puros”, isto é, livres de minerais