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Com uma pegada mais natural, a pele viçosa e iluminada é uma das principais tendências de maquiagem, em linha com a valorização da autenticidade – cada vez mais presente na estética de cabelos e corpos. Essa predominância convive democraticamente com hits como cores impactantes (em sombras e batons) e traços que desconstroem delineados precisos, conferindo personalidade ao visual.

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Para atender às demandas de consumo, como a busca por praticidade e multifuncionalidade, crescem os lançamentos que agregam benefícios adicionais aos produtos – com atenção à saúde da pele. “Uma boa base camufla as imperfeições da pele. Uma excelente base resolve problemas de pele”, define Luciana Pinto, gerente de aplicações e serviços da Assessa.


“Em tempos de cultura digital, a imagem que projetamos ganha ainda mais importância, pois seu alcance é amplificado. A procura por performance em produtos de beleza não é mais tendência, é comportamento adquirido. Para as marcas, é extremamente importante observar isso”, acrescenta.


A categoria de maquiagem vem registrando bom desempenho nos últimos anos. Segundo a Euromonitor International, as vendas do varejo ao consumidor final no grupo “Colour Cosmetics” passaram de R$ 8,88 milhões em 2014 para R$ 10,063 milhões em 2019 – um crescimento de 13,3%. O Brasil ocupa a quinta posição no mercado mundial de maquiagem (dados de 2018). A Euromonitor aponta as três marcas com maior participação no mercado nacional em 2019: Grupo Boticário (20,3%), Avon (13,5%) e Mary Kay (11,4%).


Em razão da situação atual e do potencial impacto da Covid-19 nas indústrias abrangidas pelo levantamento da Euromonitor, a empresa não pode fornecer estimativas de crescimento para os próximos anos. No momento, suas equipes estão analisando as implicações da pandemia nos dados de consumo, em nível global.