Detergentes

Estabilizadores de Espuma
Dietanoiamidas | Monoetanolamidas | Betaínas | Óxidos de Amina

Agentes Condicionadores
Quaternários | Derivados Protéicos | Anfóteros

Resumo

 

Nos últimos anos têm surgido amplas revisões da composição e da utilização da maioria dos tensoativos em shampoo.1-2  A revisão de Fox, de três anos atrás, indica que a maioria dos shampoos comerciais continha, via de regra, pelo menos um éster de ácido sulfúrico'. Dois anfóteros representavam aproximadamente 60% de todos aqueles utilizados em shampoos. Sabões, tipo carboxilatos, tinham uso mínimo. Mesmo o amplamente conhecido grupo dos sulfosuccinatos, representava somente cerca de 10% dos produtos examinados e o uso de não-iônicos é relativamente mais difundido. Quatro "estabilizadores de espuma" contribuem com 95% do total deste grupo. No caso de outros tensoativas pertencentes ao grupo dos supostos agentes condicionadores (amidas, quaternários e afins), novamente a indústria apostou em poucos "trabalhos confiáveis" para justificar o uso preponderante.

Este é um conjunto de dados estatísticos excepcional. Os esforços dos fornecedores em desenvolver ingredientes mais novos para shampoos obviamente não falhou mas, os formuladores, evidentemente, rejeitaram a diversidade de novos tensoativos em favor daqueles que têm histórico de utilização mais confiável. A luz destes fatos, é possível limitar a discussão sobre ingredientes de shampoos a aproximadamente vinte ingredientes, que podem posteriormente ser divididos em três grupos: detergentes (ou agentes espumantes), estabilizadores de espuma e condicionadores.

 

Detergentes

Detergentes são as substâncias utilizadas em shampoos, pois acredita-se que limpam e devolvem ao cabelo seu aspecto brilhante natural. Esta afirmação é, obviamente, altamente questionável, pois os dados científicos mostram que os shampoos podem remover somente parte das partículas de poeira do cabelo e podem reduzir parcialmente o nível de acumulação sebácea sobre a superfície capilar. Sabe-se que é necessária a deposição de material particulado do shampoo sobre o couro cabeludo, no caso de certos agentes anti-caspa. Assim, é questionável a remoção por completo de partículas de poeira.

Por outro lado, poder-se-ia esperar que a completa remoção dos lipídios de superfície deixaria o cabelo opaco e difícil de