O que é Semelhante em uma mistura?
O que é Parâmetro de Solubilidade?
Usos dos Parâmetros de Solubilidade
Formulação do Produto
A Equação do HLB Necessário
Compatibilidade de Embalagem
Preservação
Penetração
A Química da Química

 

As alterações intermoleculares produzem, nas misturas, tanto a solubilidade quanto a insolubilidade. Elas também interferem com outras interações importantes para a adequação dos produtos cosméticos as necessidades dos consumidores. Este artigo aborda algumas das muitas alterações conhecidas. Descrevemos como prever áreas onde geralmente as compatibilidades podem ser um problema, utilizando-se os parâmetros de solubilidade, que também podem ser utilizados para oferecer soluções para estes problemas.

A dissolução raramente acontece diretamente. Com exceção das interações ácido/base, ela é sempre o resultado de uma união íntima na energia coesiva dos materiais. Somente quando dois materiais apesentam campos de força semelhantes ocorre mistura ou dissolução espontânea.

Uma alteração nas energias coesivas dos materiais misturados causa coalescência. Os materiais com as maiores forças de coesão tenderão a coalescer, afastando o outro material que tenderá a flutuar na superfície, ou precipitará para o fundo, dependendo de sua densidade com relação ao material com a energia de coesão maior.

A separação espontânea de óleo e água é um bom exemplo destes mecanismos. Cada molécula de água apresenta um campo de atração tão forte, que os campos fracos do óleo não podem competir com a atração molcular água/água. Cada gota de água atrai outras gotas de água tão fortemente que o óleo se exclui e forma uma fase separada. Estes mecanismos representados na figura 1 estão exagerados e ocorrem rapidamente com materiais extremamente diferentes, como óleo e água.

figura 1.jpg

Contudo, mesmo em sistemas com materiais muito semelhantes acontece a mesma coisa. Dweck relatou recentemente que, em batom, gotas de óleo destiladas, frequentemente chamadas suor, são compostas principalmente de óleo de rícino.1 Este é