Materiais e Métodos
Formulação 
Testes Realizados
Resultados
Conclusão

 

Atualmente os compostos mais utilizados em depiladores são mercaptanos, 2,5,6,14.15.17 especialmente ácido tioglicólico que tem efeito depilador em meio fortemente alcalino. Pode não ser totalmente inodoro mas apresenta odor mais suportável que os sulfetos. Os sais de ácido tioglicólico são usados como compostos ativos.

Foi proposta a utilização de mercaptanos numa nova base: tensoativo anfotérico. Do mesmo modo como outras formas cosméticas, cremes, pastas e loções, o objetivo também foi o de obter um produto cosmético elegante que permita contato suficiente com o pelo, removendo-o.

O principal componente dos pelos é uma proteína fibrosa chamada queratina.

As queratinas são sintetizadas no interior das células epidérmicas da pele e delas derivam cabelos e unhas.

A α-hélice é uma conformação estável, preferida pela cadeia polipeptídica da a-queratina, pois ela permite a formação de pontes de hidrogênio intracadeia.

A α-queratina também é rica em cistina, que pode prover interligações (-S-S-) entre cadeias polipeptídicas adjacentes. Estas ligações são covalentes e muito fortes. As interligaçóes covalentes dadas por muitos resíduos de cistina unem α-hélices adjacentes e dão as fibras de α-queratina grande força de coesão.

Na forma de fio de cabelo as α-queratinas podem ser distendidas até próximo ao dobro do tamanho original. Quando a a-queratina do cabelo é esticada, a sua confirmação em α-hélice é rompida e a cadeia polipeptídica distende-se em uma conformação quase duas vezes maior que o comprimento da α-hélice.

Ligações salinas chamadas de forças de Couloms surgem da atração eletrostática entre grupos de amônio carregados positivamente (por exemplo lisina) e grupos carboxílicos carregados negativamente (por exemplo ácido aspártico) .

a-helice.jpg

Os agentes utilizados para a destruição do cabelo são álcalis e agentes redutores. Agentes alcalinos hidrolizam as ligações peptídicas, enfraquecem as ligações de hidrogênio e ligações salinas e, em certas condições, rompem as ligações dissulfídicas. Apesar de serem considerados específicos para ligações dissulfídicas, agentes alcalinos redutores rompem