Preparação
Matérias-Primas | Fase Oleosa | Tensoativos | Fase Aquosa

Modo de Obtenção

Descrição dos Testes
Testes Clássicos | Testes Específicos

Aplicação
Aplicações Farmacêuticas | Aplicações Cosméticas

Conclusão
 

 

As emulsões múltiplas podem ser definidas como sistemas dispersos, termodinamicamente instáveis, constituídos pelo menos de dois líquidos não miscíveis e de tensoativos. As partículas dispersas contêm, elas mesmas, glóbulos internos, que na maioria das vezes apresentam a mesma composição da fase externa. Existem emulsões múltiplas do tipo H/L/H (hidrofílico/lipofílico/hidrofílico; W/O/W; a/o/a) (figura nº1a) e do tipo L/H/L (hidrofílico/lipofílico; W/O; alo) (figura nº1 b). As emulsões H/L/H, mais frequentemente estudadas, são constituídas de glóbulos internos de água, dispersos nas partículas de óleo, sendo estas dispersas na água externa. As emulsões L/ H/L (lipofílico/hidrofílico/lipofílico; O/W/O; o/a/ o) são constituídas de glóbulos internos de óleo dispersos nas partículas de água e elas mesmas sendo dispersas no óleo externo.

figura 1.jpg

As emulsões múltiplas podem ser consideradas como sistemas de membrana líquida, onde a fase intermediária é oleosa para as emulsões H/L/H e aquosa para as emulsões L/H/L, agindo membrana dialisante.

De fato, em função de numerosos fatores e especificamente da pressão osmótica, as substâncias ativas neste tipo de sistema se difundiram:

    - da fase interna em direção a fase externa, liberando assim a substância encapsulada segundo um tempo mais ou menos