Restauração/Modulação do Microbioma
Probióticos para Cuidados da Pele?
Quorum Sensing e Saúde da Pele
Conhecimento das Biofilmes: Desafios e Oportunidades
Mais Oportunidades: Acne, Antiperspirante/ Desodorante e Outras
Sumário

 

Biofilmes são um modo de desenvolvimento microbiológico bem caracterizado de populações de uma única ou de múltiplas espécies. São películas que estão associadas com comportamentos comunitários e cooperativos diferentes dos comportamentos de bactérias individuais, que vivem como células únicas. Por exemplo, nos biofilmes, as bactérias se reúnem em agregados que são protegidos por uma matriz extracelular autoproduzida, pegajosa e composta de vários biopolímeros. Os microrganismos também se tornam muito mais tolerantes a compostos antimicrobianos do que quando estão isolados. Em resumo, o microbioma é a comunidade de organismos presentes e os biofilmes representam o habitat e o ambiente biológico no qual as células se desenvolvem, evoluem e se adaptam ao meio ambiente em que vivem.


A pesquisa sobre microbiomas e biofilmes é realizada por dois eventos microbiano que são particularmente relevantes para as condições da pele, como acne e dermatite atópica. Um conhecimento combinado, mais holístico, da interação entre o microbioma e os biofilmes, no futuro, vai melhorar nosso conhecimento sobre a ligação entre certos micróbios e estágios de doenças. Embora a indústria de produtos de cuidado
pessoal tenha seu foco na pele saudável, o conhecimento da função dos biofilmes na patogênese e na progressão da acne e do eczema deveria ser um objeto de interesse.


A seguir há uma série de informações de parceiros acadêmicos do National Biofilms Innovation Centre (NBIC), do Reino Unido, que estudam “pontos de tensão” e oportunidades dessa área.