Teste de FPS in vivo ISO 24444:2019
Revisões da Norma ISO 24444:2019
Métodos FPS Alternativos Atualmente Disponíveis
Métodos de Transmitância in vitro
Métodos in sílico
Espectroscopia de Reflectância Difusa Híbrida
Visão Geral dos Métodos Substitutos
Validação de Métodos Alternativos para o FPS
Projeto de Estudo Interlaboratorial
Método de Validação Proposto
O Caminho a Seguir
 

 

Há dois anos, os mesmos autores deste artigo publicaram o artigo “SPF Assessment Revisited – Status and Outlook”1. No presente artigo, esses autores dão uma atualização do progresso em busca de métodos alternativos de FPS. Este artigo também propõe um processo de validação desses métodos, com o objetivo de torná-los equivalentes, e revisam o método da norma ISO 24444:2019,2,3 considerado o padrão ouro dos testes de determinação do FPS. Porém, inicialmente, este artigo versa sobre o desafio de encontrar métodos alternativos para FPS.

O teste de FPS in vivo, conforme consta da norma ISO 24444:2019, é um método relativamente complexo, que exige tempo e equipamento específico para sua execução. Contudo, tendo em vista que a pele humana serve como gabarito e indicador de desempenho, ela conecta-se diretamente com a aplicação de protetores solares e com o potencial dano biológico causado pela radiação UV.

A pele humana e os processos que ocorrem durante a aplicação de filtros solares também são complexos4,5 e difíceis de reproduzir por modelos ou procedimentos alternativos. Portanto, levou um bom tempo para que fossem desenvolvidos métodos que poderiam – tendo em vista a imensa variedade de filtros solares produzidos mundialmente – chegar a resultados consistentemente comparáveis.

Além disso, o procedimento de FPS in vivo usa radiação UV, a qual representa uma agressão à pele dos panelistas de teste. Levando em conta também esse aspecto, os procedimentos alternativos deveriam evitar essa agressão. Igualmente, a natureza de panelistas humanos causa, de forma intrínseca, algumas variações nos resultados. Assim, a objetivo é identificar métodos alternativos, com menos variação e que sejam mais sólidos, ao mesmo tempo que reproduzam bem os resultados do FPS in vivo.

Encontrar um método alternativo que demonstre alta precisão é relativamente fácil. A complicação começa quando se quer encontrar um método que também possa predizer corretamente qual será o valor do FPS obtido com o atual método in vivo. Esse q