Fundamentos da Cosmetologia - Formas Cosméticas
publicado em 01/05/2020
Patrícia M B G Maia Campos e Daiane Garcia Mercúrio
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, Ribeirão Preto SP, Brasil
Os cosméticos representam uma das mais importantes categorias de produtos de uso pessoal, segmento que tem um mercado co...
Emulsões
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Sticks (Bastões)
Desenvolvimento de Formulações Cosméticas
Escolha da forma cosmética
Considerações Finais
Os cosméticos representam uma das mais importantes categorias de produtos de uso pessoal, segmento que tem um mercado consumidor em crescimento em função da demanda por produtos cada vez mais elaborados, inovadores e eficazes.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por definição, cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, como pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado. Os produtos cosméticos apresentam-se em várias formas cosméticas. Estas são o estado final de apresentação desses itens.
Hoje, a variedade de ingredientes de nova geração possibilita o desenvolvimento de formulações de uso tópico com maior especificidade e que tragam vantagens diferenciadas ao consumidor. Nesse contexto, utilizam-se, de maneira apropriada, diferentes formas cosméticas disponíveis para atender ao consumidor, que está cada vez mais exigente e ansioso por inovações. A escolha da forma cosmética é realizada no início da concepção do produto.
Nessa etapa, é avaliado o custo-benefício de cada forma.
De acordo com a concepção e a idealização do produto, a escolha da forma cosmética pode ter como objetivo a funcionalidade, a percepção sensorial, a estabilidade, a segurança e a eficácia do produto cosmético. Cabe salientar que todos esses fatores devem ser considerados em conjunto para que se obtenha o produto desejado e ainda agregar valor ao
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