Materiais Presentes na Água
Processos Básicos de Tratamento
Processos Complementares de Tratamento
Preservação da Qualidade da Água
Efeito dos Biofilmes
Conclusão

 
 

Aproximadamente dois terços da superfície da Terra estão cobertos por água. Em razão da abundância da água em nosso planeta, muitos de nós a consideram um elemento barato e inesgotável. Contudo, do total de água disponível no planeta, apenas pequena parte é adequada para o consumo humano: 0,7% de água doce, que está em rios, lagos e lençóis freáticos. O restante da água não é próprio para consumirmos, pois 97% é salgada e fica nos oceanos, e 2,3% está congelada e está nos polos. Do total de água doce, 70% são utilizados na agricultura; 22% na indústria; e apenas 8% nas cidades, para consumo humano.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em 2009, o abastecimento mundial e água doce está seriamente ameaçado por causa do aumento da população, de irrigação irresponsável, de mudanças climáticas e de desperdícios crônicos desse recurso. O documento afirma que a água faz parte de uma complexa rede de fatores que determinam a prosperidade e a estabilidade de um povo, e que a falta desse recurso aumenta a pobreza e as privações, sendo uma causa potencial de distúrbios e conflitos.

A água é o principal insumo da indústria de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumaria. Pode representar 80% da composição de muitos produtos. Por exemplo, tem participação importante nas emulsões, como solubilizante de certos princípios ativos, e em deocolônias e outros produtos perfumados. Também é um insumo importante na limpeza de equipamentos e instalações. Por isso, para evitar sua contaminação, é importante que se tenha cuidados especiais para obtê-