Estrutura e Fisiologia das Unhas
Avaliação das Condições Geraisd de Saúde
Unhas como Biomarcadores
Unhas e doenças de Pele
Cosméticos no Cuidado das Unhas 
Conclusão

 

Por que observar as unhas?

Para responder essa questão é necessário ter em mente que as unhas, muito além de sua função biológica de proteger as extremidades dos dedos contra traumas mecânicos ou de outra natureza, podem, por meio de seu aspecto, refletir as condições gerais de saúde de um indivíduo. Observar alterações e características desse anexo pode auxiliar no diagnóstico de doenças tópicas, de deficiências nutricionais e de outros desarranjos sistêmicos.

Em um país como o Brasil, no qual o cuidado com as unhas tem significativo impacto na avaliação da aparência das pessoas, influenciando em sua inserção social e autoestima, torna-se muito válido entender a fisiologia desse anexo, bem como saber quais são as principais doenças que podem afetá-lo e conhecer alguns dos tratamentos disponíveis atualmente.

 

Estrutura e Fisiologia das Unhas

Localizadas sobre a superfície dorsal das falanges distais dos dedos das mãos e dos pés, as unhas são constituídas por camadas de células queratinizadas, sendo estruturas córneas resistentes e ao mesmo tempo flexíveis, translúcidas, com brilho e curvatura característicos. Possibilitam sensações táteis e movimentos digitais finos.

As unhas são constituídas por quatro estruturas epiteliais queratinizadas distintas (Figura 1), que são: as pregas ungueais, o