Estrututra Geral das Células
Organelas Delimitadas por Membrana Simples
Organelas Delimitadas por Membranas Duplas  
Divisão Celular  
Cultivo Celular 

 

É comum a comparação da célula ao átomo. Mas, como muitas outras, essa analogia, embora proveitosa, é limitada. São ambos, célula e átomo, formados por componentes relativamente simples, que se integram num todo dotado de capacidades especiais não encontradas em quaisquer partes isoladas ou aleatoriamente combinadas. Ambos apresentam consideráveis variações em suas propriedades em função do arranjo de seus componentes e são o alicerce de estruturas mais complexas. A partir daí, a analogia não mais se aplica: as células podem se reproduzir, os átomos, não.

Ao lado da capacidade de reprodução, a propriedade de produzir matéria viva a partir de materiais inertes é apontada como a característica mais fundamental da vida.

Como unidade básica da vida, as células têm infindáveis variações e arranjos, que vão desde microrganismos unicelulares, como bactérias, leveduras e amebas, até um ser humano adulto com cerca de 30 trilhões de células arranjadas em diferentes tecidos, com funções de enorme diversidade.

O conhecimento das estruturas e dos processos bioquímicos celulares é fundamental para a compreensão de mecanismos de lesão e reparo, bem como tentativas de modular ou modificar processos bioquímicos e metabólicos, seja por meio de medicamentos, seja por meio de cosméticos.

Em se tratando de assunto extenso e de alta complexidade, com o intuito de fornecer uma revisão geral, serão abordadas aqui as principais estruturas e funções de uma hipotética célula animal eucarionte (dotada de núcleo).